violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTOCOLO - SAÚDE DO ADOLESCENTE
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos) e a juventude como o período que vai dos 15 aos 24 anos.
A proposta para esse e protocolo, é considerar adolescência operíodo de vida dos 12 aos 19 anos, e jovens de 19 aos 24 anos, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde.
A promoção da saúde deste grupo populacional é um importante investimento, tanto no presente quanto no futuro, e está diretamente relacionada com a participação juvenil no exercício da cidadania, especialmente no fortalecimento dos seus vínculosfamiliares e comunitários e das ações de educação em saúde e prevenção de agravos. No entanto, o modelo econômico adotado nas últimas décadas no qual se aprofunda a exclusão social, pode aumentar a vulnerabilidade desse segmento populacional aos mais diversificados agravos à saúde que comprometem a sua integridade. Dados epidemiológicos referentes a esta faixa etária revelam alto índice demorbi-mortalidade por causas externas (homicídios, acidentes, suicídios), além de elevado índice de gravidez e aborto na adolescência. Este último dado se constitui como um problema de saúde pública, sendo mais grave na faixa etária de 10 a 14 anos e em áreas de risco, devido às sérias conseqüências psicossocial tais como abandono dos estudos, famílias incompletas, e comprometimento dos projetos de vida.Preocupa ainda o crescimento da infecção pelo HIV/Aids entre os adolescentes e jovens. As taxas de novos casos de infecção são atualmente maiores na população jovem, com quase metade dos novos casos ocorrendo nas idades entre 15 e 24 anos em todo mundo (USAID). Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos de idade, conclui-se que a infecção aconteceu entre os 10 a 14 anos, já que adoença pode ficar por longo tempo assintomático.
Assim, no âmbito da saúde é fundamental oferecer atenção integral à saúde do adolescente nos Centros de Saúde (CS), para superação da assistência pontual e fragmentada, dirigida apenas às queixas e problemas agudos, propiciando o acolhimento, a escuta, a confidencialidade, privacidade e sigilo, respeitando as escolhas sexuais e sociais e garantindo oacesso aos insumos de saúde sem as limitações freqüentemente impostas. Dentro de uma perspectiva mais ampla, deve-se garantir o acesso a serviços de saúde especializados, quando necessário, e a intersetorialidade em parcerias com as escolas, centros culturais, esportivos e organizações comunitárias, com o objetivo de prevenir agravos, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos jovens,conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/90 - Título II, capítulo I, e a Constituição Federal de 1988, artigo 227. A “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens” do Ministério da Saúde -2006 propõem a consolidação no SUS do direito legalmente constituído dos adolescentes e jovens à saúde e na Conferencia Livre do MS em 25 de março de 2008foram apontados temas estratégicos para a saúde da juventude. Esta política fundamenta-se no reconhecimento de que adolescentes e jovens são pessoas em processo de desenvolvimento, demandando uma atenção especial ao conjunto integral de suas necessidades físicas, psicológicas, espirituais e sociais.

Conceituando a adolescência
A adolescência é uma etapa evolutiva da vida entre a infância e aidade adulta, envolvendo um conjunto de transformações físicas, psicológicas e sociais. Este processo de transformação e a elaboração deste podem fragilizá-los de diferentes maneiras e intensidade os tornado vulneráveis a uma série de riscos. Considerando os indivíduos nesta fase da vida adolescente em risco habitual (impulsividade, pensamento mágico, imaturidade emocional, influencia do grupo,...
tracking img