Violencia e agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência e Agressividade

Violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Recusa a autonomia, prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outrem. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Considera-se violência explícita quando as normas ou regras morais sociais são desrespeitadas. Mas, uma vez que nem todas associedades partilham as mesmas normas, também o conceito de violência varia.
A pessoa agressiva é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa, uma prova às suas capacidades mentais. A competição passa a fazer parte da sua vida e desde cedo esforça-se para nunca falhar, nunca ser excluído. Para uma pessoa agressiva por natureza, a crítica é avassaladora.
Agressividade é a tendência humana deter vontade de cometer um ato de violência contra outro humano. Pode ser também o conjunto de tendências que se concretizam em condutas que pretendem causar danos a outras pessoas, destruí-las, coagi-las ou até mesmo humilhá-las.
Para explicar porque determinadas pessoas reagem de certas maneiras a diferentes situações há a necessidade de citar o complexo de inferioridade, complexo em que alguémacredita completamente, desde a sua infância, que é menos que qualquer outra pessoa. Como conseqüência a pessoa desenvolve uma personalidade tímida e retraída e em situações sociais tende a criar muita raiva e ódio para se compensar psicologicamente.
Para o desenvolvimento de uma relação sem agressividade são precisas paciência, dedicação e confiança.

São vários os tipos de agressão que umindivíduo pode sofrer. Exemplo são as agressões verbais, físicas e emocionais.
O praticante de agressão verbal ataca a sua família mesmo na presença de desconhecidos. Essa violência consiste em agredir diretamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz.
Um agressor verbal pode também ofender moralmente o agredido. Criticando o seu trabalho, o corpo, oua forma de realizar determinadas tarefas.
Já agressão física é praticada quando é usada a força com o objetivo de ferir. Normalmente o agressor aplica murros ou estaladas, agressões com objetos ou queimaduras. As formas de agressão física variam consoante o agredido e o agressor, principalmente se o agressor for um homem, que na maioria das vezes possui mais força física.
O álcool é umaagravante do comportamento agressivo. A Embriagues Patológica é o estado em que a pessoa que bebe se torna muito agressiva e por vezes não se relembra do que fez durante os seus ataques de ira.
Além de alcoólicos, os chamados portadores de Transtorno Explosivo de Personalidade são também grandes agressores. Tanto a Embriagues Patológica como o Transtorno Explosivo têm tratamento.
A agressão emocional écaracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições. O tipo mais comum de agressão emocional é o de comportamentos histéricos em que o agressor tenta satisfazer a sua necessidade de atenção e carinho mobilizando membros da família no seu auxilio por meio de alguma doença, dor ou problema, algo que exija cuidado e tolerância. Este gênero de agressão émajoritariamente praticado por mulheres.
Outra forma de agredir emocionalmente é fazer o outro sentir-se inferior, dependente ou culpado. O agressor sente-se realizado quando o outro está diminuído. É o gênero de agressão praticada por pais contra filhos que não se saem exatamente como eles quereriam.
A oposição e aversão são ainda outro tipo de agressão. Quem pretende agredir comporta-secontrariamente ao que se espera delas. Justificam as suas atitudes como se fossem plausíveis ou totalmente irrelevantes, inevitáveis, insignificantes ou corretas.
Ameaças de agressão física sem a sua concretização são agressão emocional mesmo não havendo agressão direta.
Existe também as chamadas agressões privadas, divididas em violência doméstica, abuso das crianças e assédio moral.

A violência...
tracking img