Violencia e agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A agressividade é um comportamento presente em animais e seres humanos, e desde a antiguidade esse aspecto já estava presente.
"Há registros que oferecem indícios, por exemplo, de que os primeirosinventos de pedra logo começaram a ser utilizados pelos australopitecos africanos para matar membros da mesma espécie."
A violência tem varias faces. E os nossoscélebres filósofos, já a explicavam, principalmente a utilizada pela Igreja para castigar os Hereges.
O comportamento agressivo foi considerado hereditário por Cesaren Lombroso no século XIX.
Galton,com sua fenologia interpretava a capacidade humana pelo tamanho e conformação do crânio. O estudo da fenologia procurava explicar o comportamento agressivo, como conseqüência de más formaçõescerebrais.
Destacamos os aspectos advindos dos estudos da psiquiatria e inter-relacionados ao Direito, por exercer influencia e contribuir com esta área do conhecimento muito antes que a Psicologia. Com opassar do tempo, a Psicologia como uma área de estudo voltada para a mente humana, passou a estabelecer as condições "normais" de funcionamento. A Psicologia Experimental foi o foco para aproximar dointeresse do Direito, que era, por exemplo, verificar a fidedignidade de um testemunho e avaliar psicologicamente o criminoso.
No contexto histórico, uma das condições de sobrevivência do homem foi, "acapacidade de produzir violência" , hoje vemos que essa idéia de violência pode nos trazer a uma grande destruição. Por exemplo, as duas Guerras Mundiais que já tivemos, são grandes picos conflitosnão muito distantes da nossa realidade, e que mesmo assim revelam comportamentos primitivos de violência.
A violência percorreu a história e hoje está ganhando impulso dentro das cobranças dasociedade. Sendo considerada na metade do século XX pela Organização Mundial da Saúde como o mal do século.
Nem sempre a violência é facilmente diagnosticada, às vezes, precisando de um profissional...
tracking img