Violencia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é falar sobre a violência infantil, contra crianças. Como problema social e político. Especial atenção é conferida à maneira pela qual o tema foi desmembrado emdiferentes modalidades de violência, tais como “abuso sexual infantil”, exploração sexual de crianças, e “pedofilia” bem.
Como à cronologia das leis e das políticas, as disputas envolvendo ascategorias classificatórias, o presente trabalho procura mostrar que, apesar da aparente unanimidade que marca o tema da “violência sexual contra crianças”, as controvérsias podem ser identificadas nasdiferentes formas de abordá-lo.

A VIOLENÇIA INFANTIL

O objetivo deste artigo é discutir como a “violência sexual contra crianças” emerge como “problema” contemporâneo e como ela é desmembrada emdiferentes modalidades, como “abuso sexual infantil”, “exploração sexual de crianças” e “pedofilia”. Apesar de abordar um “problema” cuja repercussão e a visibilidade não se limitam a fronteirasnacionais, este artigo não pretende dar conta de todas as escalas do fenômeno, mas tão somente contribuir para a compreensão de um de seus recortes locais, tomando como base o contexto legal, social epolítico brasileiro. Quando necessário, serão feitas referências ao cenário internacional que o influenciou.
O primeiro ponto que quero destacar é em que sentido entende a ”violência sexual contracrianças “como um fenômeno social contemporâneo”“. Observa-se, nas últimas décadas, uma explosão discursiva em torno do tema, acompanhada da censura ao “silêncio”, entendidocomo “omissão” e “conivência”. Frente acessa nova tagarelice e ao aumento de denúncias, aparecem duas possibilidades de interpretação: uma mais pessimista, que acredita que estamos vivendo uma “epidemia” de “abusos sexuais” de crianças eoutra mais otimista, que considera que a maior visibilidade não decorre do aumento repentino de atos, mas da ruptura do antigo “tabu do silêncio”.
Ao invés de me debruçar sobre esse...
tracking img