Politica social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

ATIVIDADE IV SEMESTRE:
POLITICA SOCIAL NO BRASIL

Rio Branco
2011



ATIVIDADE Iv SEMESTRE:
politica SOCIAL no brasil

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

Orientador: Clarice da Luz Kernkamp,Daniela Sikorski, Maria Lucimar Pereira, Paulo Sérgio Aragão.

Rio Branco
200 Rio Branco
2009
Rio Branco
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO—————————————————————————————4
DESENVOLVIMENTO——————————————————————————5
CONCLUSÃO——————————————————————————————11
REFERÊNCIAS—————————————————————————————12
* INTRODUÇÃO
* Envolvendo os conteúdos trabalhados nas tele aulas e nos textoscomplementares irei aborda sobre política social que foi acontecendo de forma gradual e diferenciando no Brasil; tendo sua origem no capitalismo, destina-se prioritariamente á classe trabalhadora na luta pelos seus direitos, apresentaremos as funções básicas das políticas sociais como se encontrava no Brasil e como se encontra na atualidade. Econtra-se legislado e controlado pelo estado e se mantémsubordinado ao sistema capitalista.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Política publica se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos. È mediante as políticas que sãodistribuídas e redistribuídas os bens e serviços sociais como resposta as demandas da sociedade civil. Embora, as políticas sejam responsabilidades do estado, não significa que cabe unicamente ao estado a tomada de decisões. Para compreendermos o termo Político Social necessário se faz saber o que vem a ser a política, de acordo como pesquisas é uma palavra que vem do grego antigo e se refere a todos osprocedimentos relativos a polis, que nada mês é do que à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.
Trataremos não somente de política, mais de um tem mais profundo e especifico: A política social irá discorrer sobre seu surgimento e sua atuação, conforme veremos no desenvolvimento de nossa analise:
A políticasocial teve seu surgimento de forma gradual e diversificado, variando de acordo com a realidade de cada país tendo como ponto principal o capitalismo. De inicio seu intuito era o de proteger a classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos, na defesa de proteger contra um sistema onde visa somente o lucro, onde o mais precioso é a mão de obra, na realidade a sociedade teve uma enorme mudança como surgimento do capitalismo em todos os aspectos.
Percebemos que durante o período da revolução industrial iniciado no XIX, o movimento operário ganhou forças e foi a partir do capitalismo que surge às políticas sociais, que foi entendida como método de intervenção do estado no intuito de conter os operários, entendidas como ação do estado, e de toda a sociedade como uma via de mão dupla. Èmediante as políticas públicas que são distribuídas e redistribuídas os bens e serviços sociais como resposta as demandas da sociedade civil. Embora as políticas públicas sejam voltadas as responsabilidades para o estado cabem envolver a sociedade civil e estado. Entendemos que o estado tem responsabilidades com a classe trabalhadora, nas condições de vida e trabalho.
Nosso tema se refere não somenteao processo de disputa por cargos e negociação de interesses na sociedade de ações governamentais específicas, na área de educação, saúde, meio ambiente, redução da pobreza, e outras. Nestas políticas públicas deve obedecer a uma lógica própria, que requer a existência de profissionais especializados, recursos definidos, metas explícitas, mecanismos de tomada de decisão, sistemas de avaliação...
tracking img