Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Desde que existe vida humana, que esta depende do meio ambiente e dos seus recursos. O Homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais. É este elevado consumo que exigedemasiado da Natureza e dos recursos que esta possuí.
Actividades como o desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico têm aumentado cada vez mais, o que leva a umaumento do consumo de energia a nivel mundial.Isto faz com que os países recorram cada vez mais a recursos energéticos renováveis e não renováveis. Porém, tanto uns comooutros têm vantagens edesvantagens, pelo que a discussão sobre este tema tem sido constante. Desta discussão têm surgido várias conclusões que não são consensuais.
Neste sentido, uma das hipóteses que tem sido considerada comosolução para a dependência energética dos países é a produção e utilização de energia nuclear. Contudo, as opiniões não são unânimes, devido aos riscos decorrentes da sua utilização. Assim, com estetrabalho pretendemos analisar os prós e contras da energia nuclear e encontrar repostas para o problema que nos é colocado: “Será que as vantagens da energia nuclear justificam os riscos que secorrem com a sua produção?”

Definição de energia nuclear:

A energia nuclear é a energia presente no núcleo dos átomos, ou seja, nas particulas subatómicas. Esta energia é libertada durante asreações nucleares sob a forma de calor e energia electromagnética. As reações nucleares são os processos de transformação dos núcleos atómicos. Existem dois tipos de reações nucleares: a fissão nuclear efusão nuclear.
A fissão nuclear consiste na separação dos núcleos dos átomos em núcleos menores. Esta separação origina libertação de grandes quantidades de energia luminosa e calorífica. A fissãonuclear raramente ocorre de forma espontânea, pelo que tem de ser realizada de forma muito controlada. Caso contrário, pode ocorrer uma explosão atómica que leva à libertação de elevados níveis de...
tracking img