Violencia domestica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência Doméstica |
Violência de Género |
|
|
20-01-2012 |

Unidade Curricular: Sociologia I |

Índice

Introdução __________________________________________________________________2
Violência Doméstica – O que é? _____________________________________________3
Tipos de Violência Doméstica _______________________________________________4
Perfil do agressor e da vítima_______________________________________________5
Violência de Género___________________________________________________________7
Casos extremos de violência doméstica, uma realidade alarmante___________________8
Formas de violência de Género_______________________________________________10
Presidência do concelho de ministros_____________________________________________10
Teorias Micro eMacrossociológicas sobre a violência doméstica abordadas ao longo
do trabalho___________________________________________________________11
Dados Estatísticos_____________________________________________________18
Conclusão___________________________________________________________24
Bibliografia___________________________________________________________25

Introdução
O tema que vou tratar nestetrabalho é a Violência Doméstica com particular incidência na violência de género sobre as mulheres. Escolhi este tema por achar um tema pertinente, pois é um fenómeno cada vez mais comum na nossa sociedade, tem havido um aumento da prática deste crime e aumento de homicídios de mulheres vítimas do mesmo, por ser um tema actual e ao qual os meios de comunicação e não só terem vindo a dar muita atenção,além disso achei um tema interessante por se enquadrar no curso de criminologia, além disso tinha curiosidade em saber mais acerca deste tema e conhecer melhor esta realidade.
Neste trabalho começo por dar uma breve definição do que é violência doméstica, as suas causas, os tipos de violência, o perfil do agressor e da vítima e a aplicação da lei. Para completar este estudo, tento analisar estefenómeno, recorrendo também a alguns dados estatísticos.

Violência Doméstica – O que é?
A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Considera-se violência doméstica “qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, repetidamente e com intensidade,dor física, sexual, mental ou económica, directa ou indirectamente, por meio de ameaças, enganos, coacção ou qualquer outro meio.
É um fenómeno bastante complexo e composto por diversos factores, sejam eles, “sociais, culturais, psicológicos, ideológicos, económicos, etc.”. (Costa, 2003)
Tem por objectivo e como efeito intimidá-la, puni-la, humilhá-la, ou mantê-la nos papéis estereotipadosligados ao seu sexo, recusar-lhe a dignidade humana, a autonomia sexual, a integridade física, mental e moral. Ao contrário daquilo que se possa pensar, este flagelo social é já de longa data. Esta prática atravessa os tempos e tem características similares em países cultural e geograficamente distintos e, com diferentes graus de desenvolvimento. Por assim dizer, é um fenómeno antigo, mas sórecentemente se tornou um problema social, tendo em conta que há actualmente uma maior sensibilidade e intolerância social face à violência. Além disso porque começou a ter uma maior visibilidade graças a algumas organizações não-governamentais e a comunicação social que também tem centrado a sua atenção na divulgação deste problema social.
É de destacar que na Conferência Mundial dos Direitos Humanos,realizada em Viena m 1993, “a violência contra as mulheres e crianças foi considerada o maior crime contra a Humanidade, tendo mais vítimas do que qualquer guerra mundial” (Martins apud Pais, 1998)

Tipos de violência doméstica

Violência Física
Acção ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa. Violência física é o uso da força com o objectivo de...
tracking img