Violencia crontra a mulher

1284 palavras 6 páginas
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Leidiane Heinemann Hélio Neto²

RESUMO

Este texto apresenta uma contextualização sobre a violência contra a mulher, que é um dado histórico cultural inegável, não somente em nosso país, mas em diversos outros lugares do mundo.
Começamos a obra com um tópico importante, O Machismo. Este, que corrompe e invade a privacidade feminina, predomina até hoje sendo um carma da vida das mulheres. Seguindo o texto, o próximo tópico fala sobre a lei que ampara as mulheres no âmbito familiar e doméstico, LEI MARIA DA PENHA.
No quarto tópico discorremos sobre a emancipação feminina, que apesar de ser alcançada com vitórias e conquistas, predomina até hoje com a discriminação de alguns persistentes machistas. A obra se encerra com algumas considerações finais importantes.
Palavras-chave: Machismo. Violência domestica. Lei Maria da Penha. A Emancipação feminina.

1.INTRODUÇÃO
Antes de falar sobre assunto explicitamente, deve-se voltar à atenção ao gênero da palavra violência.
Praticada não somente contra as mulheres, atinge e invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro ser humano. Sendo uma espécie de coação,ou forma de constrangimento, posto em prática para vencer a capacidade de resistência de outrem, ou a levar a executá-lo, mesmo contra a sua vontade, é um ato de força exercido contra as coisas, na intenção de violentá-las, devassá-las, ou delas se apossar.
A explanação deste trabalho mostrará um pouco das conquistas adquiridas com muito custo e uma longa trajetória em relação a violência doméstica, até os dias de hoje, onde a mulher vítima de agressões, além de poder sentir-se mais protegida, ainda pode contar com a punição do agressor.

2.O MACHISMO
Desde início da década de 70, a violência contra a mulher recebe crescente atenção. Esse problema inclui

Relacionados