Rede wirelles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE WIRELLES

¹Faculdade de Tecnologia SENAC
Av. Independência, nº 1002
Setor Leste Vila Nova – 74645-010 - Goiânia – GO
jcoelho167@gmail.com1, najaracristiana@gmail.com2

Resumo

Rede wireless refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas derádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Abstract

Wireless networking refers to a computer network without the need of using cables - whethertelephone, coaxial or optical - by devices that use radio frequency (communication via radio waves) or infrared communication, as in compatible devices IrDA Their classification is based on area of coverage: personal networks or short distance (WPAN), local area networks (WLAN), metropolitan area networks (WMAN) and geographically distributed networks and wide area (WWAN).

Palavras-Chave:Wirelles, WLAN, IrDA, WPAN, WWAN e WMAN


1. INTRODUÇÃO
A tecnologia das redes de acesso sem fio baseadas no protocolo IEEE 802.11b, também denominada de Wi-Fi, possui larga gama de aplicações atualmente no mercado mundial domestico e corporativo. No Brasil, esta tecnologia encontra-se em plena operação nas principais cidades e tem se mostrado atrativa no que tange aos acessos ponto-a-ponto.Essa tecnologia também chamada Spread Spectrum, aplicada ao protocolo IEEE 802.11 é regulamentada pela ANATEL, que apesar de não exigir licenciamento desta exploração junto aos seus assinantes, monitora a potência máxima permitida.
Em alguns casos é possível utilizar radiofreqüência ou faixas de radiofreqüências sem autorização da Anatel, desde que para uso próprio, ou seja, atividades que nãoenvolvam prestação de serviços. Os equipamentos utilizados nessa situação são chamados de equipamentos de “radiação restrita”. Aprovado pela Resolução 365/2004, que define casos em que a autorização de uso de radiofreqüência não é exigida.
Alguns exemplos de equipamentos que podem ser considerados como radiação restrita (desde que atendam os parâmetros estabelecidos no regulamento):

• Microfonesem fio;
• Controle remoto;
• Telefone sem fio;
• Rede de computadores sem fio.
O espectro de radiofreqüência, bem púbico, de fruição limitada, cujo uso é administrado pela Agencia (ANATEL), que corresponde a uma parte do espectro eletromagnético abaixo de 3000 GHz, que se propaga no espaço sem guia artificial e que é, do ponto de vista do conhecimento tecnológico atual, passível de uso porsistemas de radiocomunicação. [Anexo à Resolução da ANATEL nº 259, de 19/04/2001]
2. INTERFERENCIAS
A interferência é um problema, pelo menos ocasional, para a maioria dos equipamentos de rádio, inclusive para os microfones sem fio. Os efeitos da interferência vão desde um pequeno aborrecimento até a inutilização completa do sistema sem fio. As interferências graves não são tão comuns como secostuma pensar, principalmente se forem tomadas algumas precauções simples. Entretanto, quando ocorrem, podem ser muito frustrantes.

2.1 CLIMÁTICA

A atmosfera é uma fonte de interferência natural muito ativa e pouco é possível fazer contra a sua ação. As descargas elétricas (raios) associadas às tempestades geram sinais de rádio que atingem distâncias consideráveis sob a forma de estática.Felizmente, na maioria dos casos e conforme a região, a incidência tem curta duração.
A transmissão esta sempre sujeita a interrupções por receber inteferencias climáticas (chuvas, nevoeiros).

2.2 REFRAÇÃO

Mudança de direção de uma onda que ocorre quando ela penetra em outro meio. O fenômeno acontece quando as ondas eletromagnéticas não se propagam em linha reta, mas se inclinam em relação à...
tracking img