Violencia criminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA
O ESTADO ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL?


Academia de Polícia Militar – APM, Porto Alegre – RS - Brigada Militar – RS- Brasil.
clbittencourt@brigadamilitar.rs.gov.br


Resumo: O presente trabalho pretende abordar algumas das idéias mais disseminadas hoje nos meios de comunicação de massa, assim como assunto em pauta nos diversos segmentossociais, buscando entender a questão da violência, suas causas e conseqüências e as políticas públicas, voltadas para a Segurança Pública no Brasil.
Com isso, pretende-se avaliar como esse grave problema atinge a população e de forma alarmante cresce indiscriminadamente, apesar de ser assunto relevante e reiteradamente discutido nos mais diversos meios sociais e políticos.
Também de formaisenta, analisar se realmente o Estado está cumprindo o seu papel, no que diz respeito ao enfrentamento do grave problema da violência contemporânea e segurança pública, afeta à todas as camadas sociais, independente de qualquer diferencial.

Palavras chave: Violência, Segurança Pública, Estado, Sociedade.

Abstract: The present work aims to address some of the ideas more widespread today in themass media, as well as subject in the agenda in various social segments, seeking to understand the issue of violence, its causes and consequences and public policies, focused on Public Safety in Brazil.
With this, we intend to evaluate how this serious problem reaches the population and alarmingly grows indiscriminately, despite being subject relevant and repeatedly discussed in various socialmedia and politicians.
Also exempt, analyze if really the State is fulfilling its role, as regards the coping of the serious problem of contemporary violence and public security, affects all social classes, independent of any differential.

1 INTRODUÇÃO
O tema da violência no Brasil assumiu extrema importância nas discussões públicas nos últimos anos, juntamente com o tema da segurança pública,que deveria ser o remédio para esse grave mal contemporâneo. Intelectuais especialistas que trabalham nessas áreas, integrantes de universidades e organizações governamentais e não governamentais, têm se empenhado para tentar explicar, entender e apontar soluções para essa problemática.
O grande desafio para eles, bem como para os militantes de movimentos políticos e a sociedade em geral éexplicar como, justamente no período em que o país recuperava as instituições da democracia, ocorreu grande aumento da criminalidade e das violências, seja a institucional, seja a doméstica, ou a crescente e difusa violência urbana. Nas tentativas de encontrar respostas para este enigma, muitas foram as proposições repetidas nos meios de comunicação de massa ou nos estudos mais especializados, mas açõespúblicas efetivas, infelizmente não tem alcançado os resultados desejados.

2 ENTENDENDO A VIOLÊNCIA
Vamos começar por esclarecer o que se entende por VIOLÊNCIA.
Para o site Wikipédia, “violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física oupsicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.
Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto queforça designa, em sua acepção filosófica, a energia ou firmeza de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito, não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de...
tracking img