Nanopontes

922 palavras 4 páginas
Demanda de mercado

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo, por isso depende de variáveis;

São elas: O preço de um bem ou serviço, o preço de outros bens, a renda do consumidor e o gosto na preferência do individuo.

Efetivamente a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço, existe uma serie de outras variáveis que também afetam a procura, são elas:

Renda dos consumidores - Se ela aumenta e as demandas do produto também se têm um bem normal. Bens inferiores: Se o consumidor fica mais rico, tende a consumir mais produtos de primeira qualidade, ou seja, a demanda varia em sentido inverso as variações de renda. Bens de consumo saciado: Quando a demanda não é influenciada pela renda (Ex: Produtos de primeira necessidade).

Preços de outros bens ou serviços - Quando um aumento de certo produto aumenta as vendas de outro chamamos de bens substitutos ou concorrentes. Quando há uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro são chamadas de bens complementares (Ex: Grande quantidade de automóveis e preço da gasolina).

Hábitos e preferências dos consumidores – Os gastos em publicidade e propaganda objetivam justamente aumentar a procura de bens e serviços que influenciam preferências e hábitos.

Alem dessas variáveis, os produtos podem ser afetados por fatores mais específicos, como efeitos sazonais (estações do ano) e localização do consumidor, ou fatores mais gerais, como condições de credito, perspectivas da economia, congelamento ou tabelamento de preços e salários.

Oferta de mercado

Pode-se conceituar oferta como as varias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores, dentre eles de seu próprio preço, do custo dos

Relacionados