Vinagre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparação e padronização da solução de NaOH a 0,1 mol/L:

Primeiramente foi preparada a solução a partir da pesagem de cerca de 2,1g de pastilhas de NaOH num vidro de relógio; evitou-se que a pesagem fosse demorada para obter-se um resultado mais fiel e para que as pastilhas não reagissem muito com o ar formando água. A massa foi transferida para um balão volumétrico com o auxílio da espátulae da pisseta a fim de se evitar perdas quantitativas, completando o volume para 500 mL com água destilada. Homogeneizou-se e armazenou-se a solução no próprio balão, apesar de não ser o procedimento mais correto, pois o NaOH ataca o vidro. O indicado seria armazená-la em frasco plástico. Em seguida foi feita a padronização da solução recém preparada, pesando-se cerca de 0,40 a 0,45g de biftalatode potássio seco em estufa (puro, padrão primário) e diluiu-se essa massa em 30 mL de água destilada medida na proveta e agitou-se a solução no erlenmeyer até a dissolução completa do sal. Juntou-se 2 gotas de fenolftaleína. Lavou-se a bureta com uma porção da solução de NaOH para começar a titulação e foi transferida a solução de NaOH para a bureta com o volume de 50 mL, tomando cuidado paranão deixar bolhas na bureta que pudessem interferir nos resultados de volume utilizado. Começou-se a titulação, com a adição da solução gota-a-gota ao erlenmeyer sob agitação constante até o aparecimento de uma leve coloração rosada na solução do erlenmeyer que persistisse por mais de 30 segundos, que indicasse o final da titulação - viragem. O volume da solução de NaOH consumido foi anotado, com odevido cuidado de acertar a altura do menisco para melhor visualização. Esse volume será usado a seguir para calcular a concentração da solução, que posteriormente será utilizado para calcular o teor de acidez do vinagre, que será também o titulante da análise.

• Preparação e Determinação da acidez do vinagre:

Primeiro, preparou-se uma amostra de vinagre: mediu-se 25 mL de vinagrecomercial e transferiu-se para um balão de 250 mL, completando-o com água destilada. Pipetou-se 25 mL da amostra diluída e titulamos novamente, seguindo os mesmos passos da 1ª titulação. Anotou-se o volume de NaOH gasto para usá-lo em cálculos a seguir na determinação da acidez do vinagre.

Diferenças entre vinagre e agrim

O mercado de vinagres no Brasil está passando por profundas modificações,conforme Instrução Normativa n° 36 de 14/10/99 do Ministério da Agricultura, determinando que somente poderá ser denominado de VINAGRE, o que realmente for produzido exclusivamente a partir de 100% de fermentados de uva (vinho tinto ou branco), 100% de fermentado de frutas (maça, limão, acerola, ...), 100% de fermentado de cereais (arroz, trigo, ...) ou 100% de fermentado de cana de açúcar(álcool). Portanto, o que não estiver de acordo com esta portaria (LEI), deverá ser chamado de AGRIM, que é um fermentado químico de álcool com vinho, isto é, sua composição surge a partir de percentuais variável de álcool e vinho, que normalmente é composto de 90% de álcool e 10% de vinho, cujos preços nas prateleiras dos supermercados variam de R$0,50 (cinqüenta centavos) à R$0,90 (noventa centavos).ai vai alguma dica dos beneficios do vinagre

Melhora o seu metabolismo; Faz baixar o colesterol; Obtêm uma pele sedosa e radiante; Ameniza as dores de cabeça; Acalma erupções cutâneas e as micoses; Ajuda no tratamento da tosse; Destrói os micróbios dos alimentos; Reduz a hipertensão; É antibiótico (contém bactérias que são inimigas de micro-organismos infecciosos); Alivia a coceiraprovocada pela picada de mosquitos; Alivia ardência e queimaduras; Deixa as carnes mais tenrras; Algumas gotas de vinagre na água elimina as larvas do mosquito da dengue. 
» O vinagre de maçã aumenta a digestibilidade e é um eficiente diurético natural.

RESUMO:
O vinagre é um condimento obtido pelo processo de fermentação acética, que consiste
na transformação do álcool em ácido acético, por...
tracking img