Propaganda e liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicidade Infantil
Publicidade e Liberdade

RESUMO

O presente trabalho trata da publicidade infantil e da liberdade de escolha em anúncios que subentendem a persuasão a esse público. No cenário atual, nota-se o crescente interesse das empresas e agências de publicidade em investir cada vez mais nesse público, tornando esse mercado um grande alvo para vender cada vez mais seus produtos,já que essas crianças além de serem influenciadores de compra, tendem a ser fiéis as marcas. Para isso, a publicidade se utiliza de certos artifícios para conquistar o público, tais como: músicas, animais, cores e personagens de programas infantis. Neste trabalho vamos levantar diferentes situações envolvendo o meio publicitário: a proibição da propaganda infantil, analisando comerciais através doponto de vista ético, tanto para o público infantil, como exemplos de comerciais de liberdade também para o público adulto.

PALAVRAS-CHAVES: Publicidade; Liberdade; Infantil; Propaganda.

Publicidade e infância
Publicidade é uma atividade voltada para difusão de idéias, onde todas as nossas atividades se beneficiam com o uso da publicidade que funciona através da atenção, memorização epersuasão.
O autor Gilmar Santos diz que “publicidade é todo o projeto de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos”. Nessa mesma linha de raciocínio, as mensagens têm a finalidade de persuadir o público a praticar uma ação específica, como por exemplo: comprar certo produto, abrir uma conta em algum banco.
Algumas campanhas publicitárias são mais eficazes que outras.Há propagandas que se adéquam melhor a determinados produtos, isso porque cada um tem que ser único em sua categoria mesmo que existam vários outros da mesma linha. A publicidade busca extrair aquilo que mais vai se sobressair no mercado. Não só em produtos, mas também em serviços.
O ponto forte da publicidade é que ela chega a uma grande quantidade de pessoas podendo-se construir a imagem, aposição e o conhecimento de uma marca, mas como tudo na vida tem seus limites, a publicidade também tem os seus. Alguns consumidores vêem a publicidade como algo intrusivo, mesmo que a ação de compra partindo da pessoa e não da campanha, fará com que eles se sintam tentados a consumir, desta forma, o consumidor pode facilmente mudar o canal da TV, virar a folha da revista ou desligar o som, dado aquantidade de propaganda inserida nos meios de comunicação. E como algumas pessoas não são os potenciais utilizadores do produto ou serviço veiculado na campanha publicitária, elas acabam perdendo o impacto que deveriam causar.
Dentre esses consumidores em potencial, destacamos as crianças. Crianças estas que são o futuro do capitalismo, e nos dias de hoje, grande parte da publicidade é voltadapara atingir esse público infantil, que são consideradas a parte frágil da classe consumidora. As crianças são escolhidas como público alvo, devido a sua grande influência na decisão de compra dos adultos.
Desde a invenção da televisão e o seu lançamento no mercado brasileiro há mais de 50 anos, não se ouve falar tanto sobre tal meio de comunicação e sua influência no comportamento humano,sobretudo na infância, quanto nas últimas décadas. É possível observar a crescente preocupação de pais, educadores e da comunidade científica com o fenômeno social da televisão e seus possíveis efeitos na infância.
As empresas e agências de publicidade acompanharam toda essa evolução, e perceberam que o mercado infantil é o melhor público para investir, pois além de serem influenciadores de compra(considerados até como consumidores mirins), tendem a ser fiéis as marcas. Isso faz com que as crianças amadureçam mais cedo e percam parte da sua infância, onde deveriam estar na rua jogando bola, brincando de pique, andando de bicicleta, soltando pipa e não de estarem dentro de um shopping fazendo compras como um adulto.
A publicidade e a propaganda são grandes formadores de ambiente cultural na...
tracking img