Vigovisk

2355 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Resumo do livro

Bacabal
2011

A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY

Lev Semenovich Vygotsky nasceu a 17 de novembro de 1896 , em OrshaRússia e faleceu em 11 de junho de 1934 em Moscou, vítima de tuberculose.
Vygotsky começou sua carreira aos 21 anos, após a Revolução Russa de 1917.
O interesse de Vygotsky pela psicologia acadêmica começou a chamar sua atenção a partir de seu contato que teve ao trabalhar com professor es e com crianças com defeitos congênitos( cegueira, retardo mental...).
De 1924 até o ano de sua morte, Vygotsky despertou para uma produção intelectual extraordinária. O seu trabalho voltava-se em estudar os processos de transformação do desenvolvimento do ser humano na sua dimensão filogenética, histórico-cultural e ontogenética.
Neste período, deu especial atenção ao estudo da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Um dos pontos centrais de sua teoria é que a potencialidade da estrutura humana deriva do processo de desenvolvimento nas relações história individual e social. Assim Vygotsky e seus seguidores sentiram a necessidade de estudar o comportamento humano enquanto fenômeno histórico e social, atestando que o pensamento adulto é culturalmente mediado e que a linguagem é o principal meio desta mediação.
A partir de 1932 na Rússia, a obra de Vygotsky passou a receber duras criticas. Após sua morte, Vygotsky teve a publicação suas obras proibidas na União
Soviética de 1936 a 1956, também foi rejeitado por muito tempo no ocidente.
Redescoberto em 1956, com a reedição do livro “pensamento e linguagem”,
Vygotsky é hoje considerado um dos mais importantes psicólogos do nosso século.

A CULTURA TORNA-SE PARTE DA NATUREZA HUMANA

Vygotsky desenvolveu a teoria histórico-cultural ( sociointeracionista). Ele se dedicou ao estudo das chamadas funções psicológicas

Relacionados

  • Trabalho De Psicologia Na Educa O
    555 palavras | 3 páginas