Teoria sobre o inatismo e empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho fala sobre os meus conhecimentos sobre as teorias do empirismo e inatismo, e as definições de razão, reflexão e sensação. Sendo este trabalho buscado pela internet .
Com este trabalhos quero me preparar para o debate sobre empirismo e inatismo sobre nossos conhecimentos e também para saber mais sobre a filosofia e seus estudos.Definição de razão
Nesse sentido, dizemos que a Razão é uma "faculdade" própria do homem,
que o distingue dos animais. Fundamento ou Razão de ser. Visto que a Razão de ser de uma coisa é sua essência necessária ou substância expressa na definição, assume-se ás vezes por "Razão'" a própria substância ou a sua
definição. Argumento ou prova. A esse significado refere-se também a expressão"Ter Razão", que significa ter
Argumentos ou provas suficientes, portanto, estar com a verdade. Relação, no sentido matemático. Nesse sentido fala-se também em "Razão direta" ou "Razão
inversa"
No significado de referencial da conduta humana no mundo, a Razão pode ser entendida em
dois significados subordinados sendo como faculdade orientadora geral e como procedimento específico deconhecimento.
A razão segundo Kant, é a faculdade superior de conhecimento que se opõe à faculdade empírica, à intuição, ou ainda a faculdade que produz as ideias de Alma, Mundo e Deus.



Definição de reflexão

Significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
A reflexãofilosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto pormeio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
A reflexão filosófica, por sua vez, pergunta: por quê?, O quê?, Para quê?, Dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão. São perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.



Definição de sensação

Existem dois significados fundamentais, o generalíssimo, em virtude do qual designa atotalidade do conhecimento sensível, ou seja, todos e cada um de seus elementos e o específico, em virtude do qual designa os elementos do conhecimento sensível, ou seja, as partes últimas, indivisíveis, de que supostamente é constituído. Este segundo significado aparece somente na filosofia moderna.
Conceito de sensação como elemento simples e último do conhecimento foi primeiramente aceito eilustrado por filósofos, sendo depois utilizado como fundamento da psicologia nascente pelos primeiros estudiosos que cultivaram esta ciência. Condillac foi o primeiro a dar-se conta do alcance desse conceito. Se a sensação é o elemento último do conhecimento, deve ser possível reconstituir, a partir dela, todo o mundo do conhecimento ou da atividade espiritual humana.




Teoria do Inatismo
Ateoria inatista se fundamenta em uma concepção de ser humano inspirado na filosofia racionalista e idealista. O racionalismo se norteia pela crença de que o único meio para se chegar ao conhecimento é por intermédio da razão, já que esta é inata, imutável e igual em todos os homens. Para o idealismo, o real é confundido com o mundo das ideias e significados.
O inatismo ou apriorismo é uma teoria daaprendizagem que considera que o homem já "nasce pronto", ou seja, as possibilidades de adquirir conhecimentos são hereditárias, inatas, predeterminadas.
Para essa teoria o indivíduo não sofre quase nenhuma transformação, pois o meio ambiente pouco interfere em seu desenvolvimento.
Uma vez que é dotado de dons divinamente justificáveis, o ser humano, assim entendido, não tem possibilidade de...
tracking img