Vidro temperado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânica dos Sólidos

Profa. Regina Hidalgo

Alunos:
Nilcimar Pereta Fortunato
Patrícia Amante Lopes
Coeficiente de Segurança

É a relação entre o limite de carga de trabalho especificado ea carga de ruptura mínima efetiva do vidro. É alcançado nos ensaios de tração, para atender a legislação e garantir a sua segurança na hora da utilização.

Vidros Temperados

Os vidros temperadossão fabricados a partir do vidro comum, por isso possuem todas as suas características: transparência, coloração, paralelismo nas faces, etc.

O processo térmico de temperatura melhoraconsideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior que a do vidro comum.

A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonassuperficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro do mesmo.

Processo de Têmpera

O vidro é cortado na forma e tamanhos desejados. Em seguida vem a lapidação depois os recortese furos necessários. Feitas estas operações a peça é submetida ao controle de quantidade inicial, sendo então levada ao processo de têmpera. O vidro é colocado no forno, submetido a uma temperaturade aproximadamente 6000 C até atingir seu ponto ideal. Neste momento, recebe um resfriamento brusco, através de um soprante , o que vai gerar o estado de tensão citado.

Propriedades

Experiênciaslevadas a efeito com uma chapa de temperado liso de 6mm de espessura, demonstram que suporta o impacto de uma esfera de aço de 1 kg deixada cair livremente da altura de 2,00m; Em idênticas condiçõesum vidro comum de vidraçaria (recozido) quebrou-se numa altura de 0,30cm.

Resistência ao choque térmico

Térmicamente a mesma chapa suporta uma diferença de temperatura entre suas superfícies daordem de 300o C. Num vidro comum nas mesmas circunstancias rompe-se com uma diferença de 60o C.

Resistências a flexão

O módulo de trabalho por flêxão do temperado é muito elevado: 500Kg/cm2 com...
tracking img