Vidro temperado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDRO TEMPERADO

1) Origem do Vidro
A arte de fabricar vidro é muito antiga, ignorando-se a forma como surgiu. Uma das histórias conhecidas sobre a descoberta do vidro relata que, há uns 5000 anos, uns mercadores fenícios teriam desembarcado nas margens do rio Belo, na Síria. Estes mercadores, para cozerem os alimentos, teriam recorrido a folhas de uma planta existente no local (a plantaKali), para fazerem uma fogueira na areia. Segundo esta lenda, a cinza destas folhas terá fornecido o carbonato de sódio, que misturado com as areias originou um líquido transparente, que quando frio, adquiriu um aspecto duro e liso, semelhante a uma pedra preciosa - o vidro.
É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muitoelevadas (>2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.
A arte de fabricar o vidro terá surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila escritas em alfabeto cuneiforme, datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registradas instruções relativas à fabricação do vidro, levaram os historiadores apensar que estas instruções terão sido copiadas ao longo de séculos.
Os egípcios também conheciam a técnica de fabrico do vidro (1400 anos a.C.) pois existem, para além de objetos de vidro, algumas gravuras datadas dessa época, que representam o processo.
Aproximadamente um século d.C., a descoberta de uma cana de vidreiro, demonstra que esta técnica é muito antiga, permitindo a produção demateriais de vidro com as mais variadas formas.
Mais recentemente, no século 17 e 18, deu-se a industrialização da fabricação do vidro, bem como o vidro plano, tendo este entrado no mercado da construção civil e decoração de interiores. A partir de 1920, as técnicas de fabrico de vidro sofreram grande evolução, de tal forma, que atualmente, o vidro constitui a matéria prima de vários utensíliosdomésticos, de materiais laboratoriais, médicos e industriais.

2) O que é o vidro?
O vidro é uma substância líquida, com um altíssimo grau de viscosidade à temperatura ambiente, variando em função da temperatura. É composto basicamente por areia (sílica ou vitrificante) sulfato ou carbonato (abaixo da temperatura de fusão da sílica) e um estabilizando (geralmente cal, que atribui resistência aovidro). Quando essa mistura é elevada à temperatura de 1500º C, forma uma massa plástica e viscosa. O processo de fusão é muito complexo e envolve basicamente reações químicas entre as diversas matérias primas, a formação de fases líquidas e homogêneas, a eliminação dos gases produzidos nas reações químicas e finalmente, a formação de uma massa vítrea homogênea pronta para ser fornecida àsmáquinas de formação.
Na medida em que essa massa esfria, a viscosidade aumenta até que se obtém o vidro. As propriedades do vidro não somente dependem da temperatura e da pressão, como também de sua história térmica (o caminho percorrido para esfriá-lo, através da passagem por várias temperaturas, desde o estado líquido até o sólido).
Já a coloração é feita pela adição de outras substâncias: cobaltopara o vidro azul, óxido de cobre para o verde, óxido de ferro para o vidro bronze e sulfato de zinco para o fumê, por exemplo.
Quase 90% de todo o vidro fabricado no mundo é do tipo “vidro soda-cal”. A composição química deste tipo de vidro é resultante de vários fatores, entre os quais a facilidade de fusão, matérias primas mais facilmente disponíveis e propriedades físico-químicas adequadas àsmaiores aplicações possíveis.

3) Aplicação do Vidro na Construção Civil
Desde 1980, o vidro tem conquistado espaço na arquitetura e construção civil. Ele é utilizado com frequência em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além do seu uso como elemento de segurança em guarda-corpos. Podemos considerar que o largo emprego deste material se deve ao...
tracking img