Vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO SOCIAL

Raliana Carneiro de Oliveira

O planejamento é basicamente um processo de racionalidade. Ele nada mais é do que o exercício de racionalidade e ordenação das ações, inerente ao desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, cotidianamente o utilizamos como processo de prospecção do futuro, a partir da nossa realidade.
Quanto ao planejamento em Serviço Social, BARBOSAapresenta em seu trabalho, apontamentos históricos pertinentes a esta questão, diz ele: "o planejamento sempre esteve presente no Serviço Social, desde sua primeira sistematização em 1917 por Mary E. Richmond" (BARBOSA, 1980, p.121).
Sendo assim a racionalidade como "atributo essencial do processo de ação planejada do Serviço Social foi fator desencadeador para a conformação e o reconhecimento daprofissão." (BARBOSA, 1980, p.61).
Inicia-se então o ensino da disciplina de Planejamento na formação do assistente social, variando sua inclusão nos currículos de país para país, conforme foi ocorrendo a preocupação de rever o próprio Serviço Social e a conseqüente instrumentalização de seus profissionais. (BARBOSA, 1980, p.121)
O planejamento social proporciona maior interação entre profissionais esociedade tendo como objetivo as singularidades.
Ele é um processo contínuo e dinâmico, devendo ser analisado constantemente,
O planejamento necessita dos atos de reflexão-decisão-ação-reflexão, o que explica o planejamento social como uma "decisão a planejar".
O planejamento se realiza por aproximações segundo Baptista (2007,p.79). São elas:
1ª ? Construção do objeto;
2ª ? Estudo desituação;
3ª-Construção de referenciais teóricos
4ª-Levantamento de pressupostos;
5ª-Coleta de dados
6ª-Organização e análise;
7ª-Identificação de propriedade de intervenção;
8ª- Definição de objetivos e estabelecimentos de metas;
9ª-Analise de alternativas de intervenção;
10ª-Planificação;
11ª-Implementação;
12ª-Implantação e execução;
13ª-Controle;
14ª-Avaliação;
15ª-Retomada do processo.Mesmo se estas aproximações se apresentarem nesta sequencia lógica, continua e dinâmica, na pratica este processo nem sempre é identificado desta ordenação.( Baptista, 2007).

O processo de planejamento é cíclico, que começa com a reflexão da situação e, concomitante ao processo,Max denomina este processo de união do pensamento e da ação como práxis social.
Apresentando e contextualizado asaproximações divido-as em: Reflexão da1ª a 5ª, decisão da 6ª a 8ª e ação da 9ª a 15ª.
A primeira fase é a da reflexão que engloba da primeira a quinta etapa, Na primeira é elaborada a construção do objeto, delimitar o objeto, saber o que planejar, qual o seguimento da realidade lhe é proposto como desafio.

Perfeitamente delineado e delimitado, o objeto de intervenção vai se construindo ereconstruindo permanentemente no decorrer de toda ação planejada, em função de suas relações com o contexto eu o produziu,sendo modificado e modificando-o permanentemente (Baptista,2007,p.31).

Na segunda etapa é feito o estudo da situação, surge a aproximação.
O estudo de situação consiste na caracterização (descrição interpretativa), na compreensão e na explicação de uma determinada situação tomadacomo problema para o planejamento e na determinação da natureza da magnitude de suas limitações e possibilidades ( Baptista 2007, p.40).

Define-se estudo da situação em um conjunto de informações, freqüentemente alimentadas e processadas que resultam em contribuições para tomadas de decisões e para ampliar o conhecimento das realidades concretas. " O processo de reflexão sobre a realidade, destemodo,vai incorporando novos elementos, alcançando novas descobertas".(BAPTISTA 2007, P.40).
O objeto do planejamento não pode ser tratado de maneira isolada da conjuntura.
Na terceira etapa é feita a construção de referenciais teóricos-prático.São os conhecimentos que vão alimentar o estudo de situações para o planejamento.
O principal objetivo é analisar e fazer a explicitação da...
tracking img