Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Genética


Agentes Responsáveis pela Transmissão Hereditária


A maioria dos aspectos do corpo, como a forma e o funcionamento dos órgãos, e do comportamento, quer dos animais, quer dos seres humanos, são características transmitidas por hereditariedade.
Assim sendo, muitas das nossas características, como a nossa constituição física e até mesmo o nosso comportamento, são herdadas, istoé, já nascem connosco.
Mas primeiro para que essa transmissão de características ocorra tem de existir a formação de um ovo, resultante da junção de um óvulo e um espermatozóide.
Podemos então concluir que as células reprodutoras (óvulo e espermatozóide) são as responsáveis pela transmissão das características hereditárias.


















O ovo ou zigoto é assim a primeiracélula que constitui o indivíduo e é logo após a sua formação que vai sofrer um processo de sucessivas divisões a que se dá o nome de mitose.
É através dessas divisões celulares que irá ser possível originar um novo indivíduo a partir do ovo.
Dá-se o nome de ciclo celular ao conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão,origina duas células - filhas.





Podemos referir que o ciclo celular se divide em duas fases:


➢ Interfase

Correspondente ao período compreendido entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte.


➢ Fase Mitótica

Correspondente ao período durante o qual ocorre a divisão celular.


Na interfase existem ainda três fases distintas, fase G1, fase S e fase G2.• Fase G1

Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se a formação de organelos celulares e, consequentemente, um crescimento da célula.

• Fase S

É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA e é a partir deste momento os cromossomas passam a possuir dois cromatídios ligados por um centrómero.

• Fase G2

Neste período dá-se a síntesede biomoléculas necessárias à divisão celular, como por exemplo as proteínas.


A fase mitótica contém também duas fases distintas, a mitose e a citocinese.


• Mitose

Nesta fase ocorre a divisão nuclear (nas células eucarióticas). É um processo contínuo, no entanto distinguem-se quatro fases:


← Prófase

É a etapa mais longa da mitose. Os filamentos de cromatinaenrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos e grossos.
Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático (sistema de microtúbulos proteícos).
Quando os centríolos alcançam os pólos da célula a membrana nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.

← Metáfase

Os cromossomas atingem o seu máximo encurtamento. O fuso acromáticocompleta o seu desenvolvimento e alguns microtúbulos ligam-se aos cromossomas.
Os cromossomas encontram-se alinhados no plano equatorial (plano equidistante dos dois pólos da células) constituindo a placa equatorial.


← Anáfase

A anáfase começa pela clivagem de cada um dos centrómeros, separando-se dos cromatídios que passam a constituir dois cromossomas independentes. Os microtúbulosencurtam, puxando os cromossomas para os pólos da célula (ascensão polar).


← Telófase

A membrana nuclear forma-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula, passando a existir assim dois núcleos com informação genética igual. Os nucléolos reaparecem e o fuso mitótico dissolve-se.
Os cromossomas descondensam e alongam-se, tornam-se menos visíveis.


• CitocineseCorresponde à divisão do citoplasma e, consequentemente, à individualização das duas células-filhas.
Este processo consiste no estrangulamento do citoplasma, ou seja no fim da mitose forma-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, se contraem e puxam a membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam.

Podemos então...
tracking img