Vida e obra de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Hoje em dia nós temos um mundo muito bem desenvolvido em questões de ciências.
E as ciências sociais não são uma excepção. Mas o desenvolvimento das ciências socias como tantas outras não são obra do acaso, mas sim fruto de grandes pesquisas.
Neste trabalho destacaremos apenas quatro dentre os muitos que contribuíram para o engrandecimento das ciências sociais, nomeadamente:
*AUGUSTE COMTE
* ÉMILE DURKHEIM
* KARL MARX
* MAX WEBER

1-AUGUSTE COMTE
1.1-VIDA
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte  nasceu aos  19 de Janeiro de 1798 em Montpellier —  Paris, e morreu aos  5 de Setembro de 1857 foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.
Em 1814, aos dezasseis anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricase sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utópico. São dessa época algumas fórmulas fundamentais: "Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e "Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos - teológico, metafísico e positivo -, com uma velocidade proporcional àvelocidade dos fenómenos correspondentes" (1822) - "lei dos três estados".
Em 1824, rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte estava convicto que o mestre priorizava auxílio à elite industrial e científica do período com sacrifício da reforma teórica do conhecimento.
Em 1826, sofreu um colapso nervoso enquantotrabalhava na criação de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por "problemas conjugais". Recuperado, iniciou a redacção de Curso de filosofia positiva  (renomeado para Sistema de filosofia positiva em 1848), trabalho que lhe tomou doze anos.
Em 1842, perdeu o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. Começou a ser ajudado poradmiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill  (1806-1873). No mesmo ano separou-se de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria no ano seguinte por tuberculose.
Entre 1851 e 1854, redigiu o Sistema de política positiva, no qual expôs algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica,propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no volume final da obra apresentou as instituições principais de sua Religião da Humanidade.
Em 1856, publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, projectada para abarcar quatro volumes, cada um a tratar de questões específicas das sociedades humanas: lógica, indústria, pedagogia,psicologia. Não pôde concluir a obra ao falecer, possivelmente de câncer, em 5 de Setembro de1857, em Paris. Sua última casa, na rua Monsieur-le-Prince, n. 10, foi posteriormente adquirida por positivistas e transformada no Museu Casa de Auguste Comte. Encontra-se sepultado no Cemitério em Paris na França.
1.1 OBRAS
Durante o seu tempo de vida Auguste Comte publicou varias obras nomeadamente:* Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828) (republicados em conjunto, em 1854, como apêndice ao volume IV do Sistema de política positiva)
* Curso de filosofia positiva, em 6 volumes (1830-1842) (em 1848 foi renomeado para Sistema de filosofia positiva)
* Discurso sobre o espírito positivo (1848)
* Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1851) (Introdução geral ao Sistema de políticapositiva)
* Sistema de política positiva, em 4 volumes (1851-1854)
* Catecismo positivista (1852)
* Apelo aos conservadores (1855)
* Síntese subjetiva (1856)
* Correspondência, em 8 volumes (1816-1857)
1.3-Contributo no campo das ciências sociais
1.4-TEORIAS
A génese do Positivismo ocorreu no século XIX, num momento de transformações sociais e económicas, políticas e ideológicas,...
tracking img