Vida e obra de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Karl Marx foi um grande pensador cujas ideias revolucionaram o pensamento sociológico, graças ao seu profundo entendimento sobre a estrutura do capitalismo e suas consequências sociais.


























CAPÍTULO ÚNICO




No dia 5 de maio de 1818, na cidade de Trèves no sul da Prússia Renana, nasceu Karl Marx. Trèvesfoi dominada de 1798 até 1814 pela França. Quando o governo prussiano assumiu o controle da região o pai de Marx, um advogado judeu afastado da religião, converteu-se ao protestantismo por medo que as políticas antissemitas do governo de Frederico Guilherme III o impedisse de exercer sua profissão. Henrich era um liberal moderado, simpatizante das ideias de Lessing, Voltaire e Rousseau. Por outrolado, Henriette Pressburg, a mãe de Karl Marx era uma holandesa, descendente de rabinos judeus como o pai de Marx. Henriette tinha uma visão de mundo muito limitada, sua vida se resumia às funções domésticas. Quando Marx estava escrevendo O Capital e passando dificuldades financeiras, sua mãe disse que “em vez de escrever sobre o capital, tivesse se dedicado ganhá-lo”.
Durante sua infância,Marx teve poucos amigos, um deles era Edgar Von Westphalen, filho do barão Ludwig Westphalen, conselheiro do Governo Prussiano em Trèves, Marx manteve longas conversas com o barão, e compartilhou da admiração dele pelas obras de Homero e Shakespeare. Karl Marx manteve um relacionamento com outro membro da família Westphalen, Jenny, irmã de seu amigo, com quem teve um romance.
No seu exame final delíngua alemã no ginásio de Trèves teve que escrever sobre o tema “Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão”. Duas das ideias escritas por Marx continuaram no resto de sua vida, a de que um homem feliz faz os outros felizes, então a profissão deve deixar o homem trabalhar em prol da humanidade e a de que obstáculos desenvolvem a vida das pessoas sem elas terem controle sobreesses desenvolvimentos.
Ao se formar, Marx foi estudar na Universidade de Bonn, em 1835 e 1836, porém os hábitos boêmios comuns entre os universitários, os quais Karl aderiu e que levou a altas bebedeiras e o noivado secreto com Jenny Von Westphalen, levaram Heinrich Marx a mandar o filho estudar, em 1837, na Universidade de Berlim.
O clima mais sério dessa Universidade e a influênciade Hegel converteram Karl Marx ao hegelianismo de esquerda, onde os discípulos aplicavam o método de Hegel na análise das questões sociais. Marx se reuniu com outros filósofos, hegelianos de esquerda, que constituíam o Doktorklub (clube dos Doutores) e decidiu virar professor em Bonn, assim como Bruno Bauer, um dos líderes do grupo.
Marx passou os próximos 3 anos de sua vida escrevendo suatese de doutorado “A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro”, na tese louvava a filosofia de Epicuro e opunha-se ao determinismo de Demócrito. No entanto, Marx recusou-se de defendê-la em Bonn quando seu professor morreu e foi substituído por Stahl, um professor adepto ao regime absolutista e contra os hegelianos de esquerda. Karl Marx acabou defendendo-a na Universidadede Iena no dia 15 de abril de 1841.
Apesar de ter seu diploma, não conseguiu se tornar professor universitário pois o governo prussiano da época era contra hegelianos de esquerda. Desempregado e sem condições financeiras pra se casar, Marx resolveu expor suas ideias nos jornais. Começou com um artigo para a publicação Anais Alemães, dirigida por seu amigo Arnold Ruge, infelizmente o artigo,que criticava a censura, foi censurado. Ruge mandou o texto de Marx para Anedota, publicação com base em Zurique e Marx começou a escrever para a Gazeta Renana falando sobre liberdade de imprensa.
Enquanto Marx era diretor da Gazeta Renana, a publicação foi acusada de tender para uma orientação comunista. Marx confessou não conhecer direito o comunismo e prometeu estudá-lo, pois acreditava...
tracking img