Karl marx - vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFAMMA-FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGA

ANDREIA BASSETO
CELIA CRISTINA BARONI
RAFAEL EBER GABRIEL
VANILA FREIRE RODRIGUES

KARL MARX – VIDA E OBRA

MARINGÁ
ANO

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Treves, capital da província alemã. Seu pai, Herischel, era advogado e conselheiro de Justiça, sua mãe, Enriqueta Pressbug, apesar de descendente de rabinos, não exerceu sobre ofilho a forte doutrinação habitual nas famílias israelitas, e não teve nenhuma influencia intelectual sobre sua formação.
Terminado o curso secundário em Treves, Marx matriculou-se na Universidade de Bonn, com a intenção de estudar jurisprudência. Casou-se com Jenny uma moça da alta sociedade.
Marx matriculou-se em julho de 1836 na Universidade de Berlim, afastando-se cada vez mais do direito eapaixonando-se pela historia e filosofia, tinha pensamentos contraditórios com o hegelianismo, pensamento dominante em Berlin na época. Embora estivesse em gritante desacordo com o idealismo de Hegel, não deixou de ser envolvido e atraído por ele. O jovem Marx participou diretamente das discussões e dos trabalhos do grupo de Berlin até 1841, quando voltou a Treves. Marx entretanto, logo perdeu asesperanças de abraçar a carreira universitária, pois crescera a oposição contra Bauer, que acabaria sendo expulso de Bonn, antes disso, porem Marx teve a cautela de procurar uma universidade menor e mais neutra, doutorando-se então pó Iena.
Trabalhou na Gazeta Renana, Marx começou a ocupar-se com problemas propriamente políticos e sociais. A crítica sócio-democrática desenvolvida por Marx, osocialismo utópico de Mares Hess afastaram os leitores da Gazeta Renana, que finalmente foi fechada pelo governo. Para Marx não restou outra soluça a não ser emigrar para a França.
Para Marx o estado alemão de sua época representava o passado dos povos modernos e a luta contra sua opressão assinalaria, pois o esforço geral de emancipar a humanidade de todos os laços que a alienam. Pela primeira vezproclamava, pois, a luta de classes como o motor da historia, e o proletariado como o germe que deveria submeter a estrutura da sociedade moderna. Uma difusa teoria da alienação do homem servo, o marco da base para critica teórica e pratica do sistema capitalista.
Em Bruxelas, Marx continuou a ocupar-se de políticas. As condições eram propicias, pois a Europa estava sendo sacudida por comoçõessociais, Marx e Engels prepararam o celebre manifesto comunista. O movimento comunista apresentara antes de tudo, um caráter utópico. Reduzido a uma pobreza crescente, conforme aumentava a riqueza da sociedade, os operários passavam a sonhar com uma sociedade sem classes, em que a abolição da propriedade privada garantiria a todos a satisfação de suas necessidades.
Marx, depois de passar por Paris,fixou-se definitivamente em Londres, aproveitou o recesso político para dedicar-se integralmente a seus estudos, e retomar os trabalhos de economia. Ele e a mulher, duas filhas, mas uma fiel empregada, que o acompanhou a vida inteira, passavam as piore privações, pois Marx insistia em não aceitar um emprego que não estivesse conforme seus interesses intelectuais. O mais importante para suasobrevivência era o auxilio de Engels, que o socorria sistematicamente.
Marx passou a concentrar todos os seus esforços no projeto e uma critica da economia política, não tinha descanso, muitos o consideravam pretensioso e arrogante. Esse foi o período mais produtivo da vida de Marx, o publico porem, deveria esperar até 1867, quando da publicação de O Capital, para ler um texto seu.
A obra máxima de Marxficou apenas no primeiro volume, dando formas mais acabadas, os resultados obtidos em Para a Critica da Economia Política. A riqueza da sociedade em que predominava o modo de produção capitalista.
Graça ao desenvolvimento das contradições, Marx pode explicar o dinheiro como uma mercadoria que passa de a ocupar uma posição muito especial dentro do sistema de troca, a ele todas as mercadorias...
tracking img