Vida e obra de descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVASF
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

VIDA E OBRA DE RENÉ DESCARTES

Petrolina-PE
2011

VIDA E OBRA DE RENÉ DESCARTES


Trabalho apresentado como requisitoavaliativo parcial do 2º período do curso de Ciências Contábeis, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

Petrolina-PE
2011
SUMÁRIO

1. | INTRODUÇÃO | 3 |
2. | DESENVOLVIMENTO | 4 |
3. | CONCLUSÃO | 10 |
4. | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 11 |

1. INTRODUÇÃO

René Descartes foi um grande filósofo e um pensador importante da história da humanidade, dando contribuiçõesimensuráveis que vão desde a filosofia até a matemática moderna. Esse trabalho acadêmico tem como objetivo destacar as obras feitas por Descartes - mostrando o enfoque principal e os métodos utilizados em suas obras – bem como, narrar os acontecimentos da vida dele, que foi marcada por viagens pela Europa e diversas publicações durante toda a sua vida.
Por toda sua vida René Descartes buscou mais emais conhecimento, tentando sempre aprimorar as suas noções nas mais diversas áreas do conhecimento, seja na matemática, seja na filosofia e em qualquer área que despertasse o seu interesse. Ele era um apaixonado pelo conhecimento e tentava a cada dia novos modos de entender o ser humano e defini-lo com as suas características mais complexas, buscava definir conceitos matemáticos que criassemregras para facilitar a vida.
Ao longo desse trabalho acadêmico buscaremos, em síntese, demonstrar fatos relevantes da vida e obra do grande pensador René Descartes. As obras, as descobertas daquele que foi, é e será o inspirador de tantos estudiosos por todo o mundo.

2. DESENVOLVIMENTO

Descartes nasceu em 1596, na cidade de La Haye que fica a aproximadamente 300 quilômetros de Paris. Seupai era um conselheiro do parlamento britânico e se chamava Joaquim, sua mãe, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha apenas um ano de idade e ele acabou sendo criado pela sua avó. Logo cedo ele entrou no colégio jesuíta de Le Flíche, onde obteve seus primeiros conhecimentos filosóficos e científicos. Lá, apesar de ser um bom aluno e admirado pelos professores, ele não encontrou o que realmenteprocurava, como ele mesmo descreveu no livro Discurso sobre o método: “a filosofia escolástica não conduz a nenhuma verdade absoluta”, e ainda sobre o método escolástico ele destaca a diferença entre o ensino antigo e o novo espírito da época que buscava as verdades e inovações da ciência e da cultura, nas bases do espírito do renascimento.
Após sair do colégio jesuíta de Le Flíche, onde ele sedecepcionou com o atraso e submissão às instituições políticas, Descartes foi para a Universidade de Poitiers e cursou direito, chegando a se formar, mas mesmo concluindo não se dedicou posteriormente à essa área. Em 1618, Descartes vai para a Holanda e lá ele se alista no exército de Mauricio de Nassau onde complementou a sua formação. Logo depois de sair do exército, Descartes resolve viajar pordiversos países da Europa, passando por Dinamarca, Polônia, Alemanha, França e outros países, conhecendo novas fontes de sabedoria como ele próprio descreve “Assim que a idade me permitiu sair da sujeição a meus preceptores, abandonei inteiramente o estudo das letras; e resolvendo não procurar outra ciência que aquela que poderia ser encontrada em mim mesmo ou no grande livro do mundo, empreguei oresto da minha juventude em viajar, em ver cortes e exércitos, conviver com pessoas de diversos temperamentos e condições”.
Durante as viagens pela Europa, Descartes produz o seu livro Tratado sobre o mundo e sobre o homem que tinha uma característica inovadora onde havia uma preferência pela ciência, o que poderia não agradar a Igreja que ia contra esses conceitos, e, declarar ideias inversas...
tracking img