Vida e morte de uma estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Morte de uma Estrela

As estrelas são corpos celestes que possuem luz própria, característica essa que as diferencia de todos os outros corpos do cosmos.
A luz das estrelas provém dereacções que ocorrem no seu interior. São essas reacções que estabelecem os períodos da vida das estrelas e modificam a estrela ao longo da sua existência

* Uma estrela forma-se a partir de uma nebulosa(conjunto de gases e poeiras).

Pouco a pouco devido á acção gravitacional, a nuvem começa a condensar-se em redor do centro, aumentando consequentemente a sua temperatura, formando no centro umabola incandescente chamada de proto-estrela.
No núcleo, quando a temperatura é muito elevada começam-se a produzir reacções termonucleares em que há combustão do hidrogénio.
Uma vez formada, elamantém-se neste estado durante milhões de anos, até que o hidrogénio (que serve de combustível) no núcleo se esgote. O tempo de duração do hidrogénio depende da massa da estrela. Assim quanto maior for aestrela, menos tempo demora o combustível a esgotar-se.
Quando o hidrogénio acaba, começa a combustão do hélio uma vez que é o único elemento que resta no núcleo. A temperatura da estrela aumenta,bem como o seu volume e luminosidade. Ao expandir-se, há um arrefecimento da superfície e esta torna-se mais vermelha formando-se dessa forma uma gigante vermelha ou super gigante vermelha dependendoda sua massa.

* Morte de uma estrela

A última fase das estrelas depende da sua massa.

* Para estrelas de massa igual á do sol, a gigante vermelha contraísse originando anãs brancas.* Para estrelas de massa 8 vezes superiores á do sol, a supergigante vermelha explode (supernova) e os electrões ao não serem capazes de manter o núcleo estávelcomeçam a colapsar com os protões dando origem a neutrões, formando dessa forma um estrela de neutrões.

* Para estrelas de massa 25 vezes superiores a do sol, a supergigante vermelha explode...
tracking img