Aquecimento global e creditos de carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
e.e.e.m.

TRABALHO DE GEOGRAFIA
CRÉDITOS DE CARBONO E AQUECIMENTO GLOBAL

VITÓRIA
2012

CRÉDITOS DE CARBONO E AQUECIMENTO GLOBAL

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Geografia, como parte da avaliação referente ao 2º Trimestre.



VITÓRIA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................ 3

1créditos de carbono .................................................................. 4
1.1 GEE E OS CRÉDITOS DE CARBONO .................................................... 5
1.2 o MERCADO DE CARBONO E O PROTOCOLO DE KYOTO ................... 6
2 aQUECIMENTO GLOBAL ......................................................................... 7
2.1 CONSEQUÊNCIAS.......................................................................................... 8
2.2 SOLUÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL ............. 8

CONCLUSÃO ............................................................................................ 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................ 11

INTRODUÇÃO

Um dos métodos encontrados para a redução da emissãodos gases do efeito estufa são os Créditos de Carbono, que funcionam como um tipo de moeda ambiental na qual vários países que por sua vez fazem parte do Protocolo de Kyoto utilizam quando ultrapassam as metas estipuladas no acordo ou não conseguem alcançar as suas metas determinadas acumulando assim créditos excedentes. Sendo assim, os países que ultrapassam as suas metas poluindo altamente omeio ambiente, compram créditos de carbono de outros países que possuem créditos excedentes e negociam os mesmos no mercado nacional e internacional ou em bolsas de valores. Isso mostra a preocupação com os problemas de ordem ambiental, principalmente com os que se relacionam ao aquecimento global que é um tema que hoje em dia amedronta as Agências de Proteção Ambiental responsáveis por regular asemissões de gases poluentes na atmosfera.

1. CRÉDITOS DE CARBONO

Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificações dadas a empresas e indústrias que conseguem reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), ou seja, são certificados que autorizam o “direito de poluir” das indústrias dos países participantes do acordo denominado Protocolo de Kyoto.Significativamente, é uma possível solução para os problemas ambientais causados pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono. Este crédito serve como moeda de troca e pode ser negociado no mercado internacional ou em bolsa de valores, geralmente em dólar. A redução da emissão de outros gases quetambém contribuem para o efeito estufa também podem ser convertidos em créditos de carbono, utilizando o conceito de Carbono Equivalente.
Créditos de carbono criam um mercado para a redução de GEE dando um valor monetário à poluição. O mercado de carbono tem crescido cada vez mais e se tornou um negócio lucrativo tanto para as empresas quanto para os produtores. Acordos internacionais como oProtocolo de Kyoto determinam uma cota máxima que países desenvolvidos podem emitir. Os países por sua vez criam leis que restringem as emissões de GEE. Assim, aqueles países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono. Por outro lado, aquelas indústrias que conseguiram diminuir suas emissões abaixo das cotas determinadas,podem vender o excedente de "redução de emissão" ou "permissão de emissão" no mercado nacional ou internacional.

Sendo assim, uma empresa brasileira, por exemplo, pode desenvolver um projeto para reduzir as emissões de suas indústrias. Esse projeto passa pela avaliação de órgãos internacionais e, se for aprovado, é elegível para gerar créditos. Nesse caso, a cada tonelada de CO2 que deixou de...
tracking img