Vida politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIDA POLÍTICA

Os gregos pregavam que a política é o remédio que a razão encontra para a perda da felicidade da comunidade originária. E que a política resulta do desenvolvimento das técnicas edos costumes, sendo uma convenção humana. Sendo que a política define a própria essência do homem, e a Cidade é considerada uma instituição natural.
O poder é a capacidade que um indivíduo ou um grupopossui de exercer um constrangimento para obter do outro alguma coisa ou algum ato que ele deseja. O poder possui numerosas fontes: força, sedução, eloquência, etc. Como substantivo, a palavra“política” refere-se à arte de governar, particularmente um estado, ou de estabelecer relações com outros estados.
Cabe ao estado harmonizar os interesses divergentes e proporcionar ao conjunto dos cidadãoscondições materiais e morais concretas que permita a cada um viver da melhor forma possível. Estas são condições que a filosofia tradicional denomina como “bem comum”. A busca do “bem comum” exige quetodos os membros de uma sociedade tenham a possibilidade de expressar, de uma maneira ou de outra, como o concebem e o querem.
As sociedades sem chefia e sem poder central são por vezes qualificadascomo sistemas anárquicos. Este tipo de organização ocorre nos grupos que se afirmam particularistas, e que são, geralmente, rebeldes a toda fusão. Não há necessidade de comando estabelecidainstitucionalmente nem de força pública, os conflitos parecem reduzidos ao mínimo pela ausência de diferenças sociais, pela impossibilidade de competição entre os membros do grupo, e, sobretudo, pela obediênciade todos ao costume ancestral, que desempenha o papel de governo.
Este tipo de vida politica encontra-se, sobretudo, nas zonas florestais, montanhosas, desérticas, onde é difícil realizar unidadespolíticas além da aldeia ou do acampamento formados pelas famílias extensas. A história nos mostra que os impérios se dissolvem quase na mesma proporção com que se constituem. Ao contrário do que...
tracking img