A vida politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A filosofia é importante, no contexto atual para refletirmos sobre valores, regras sociais e políticas, direitos e muitos outros conceitos em nossa sociedade.
A reflexão filosófica acerca da política contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para conviver em sociedade.
Filosofia política é a reflexão de que a melhor maneira de organizar nossa vidacoletiva é a de estabelecer princípios básicos.


































POLÍTICA



Surgimento da cidade

Os gregos e romanos inventaram a política do poder e da autoridade políticos propriamente ditos, que desfizeram as característica que havia anteriormente, de poder despótico ou patriarcal exercido pelo chefe de família.
Embora, nos começos,gregos e romanos tivessem conhecido esse tipos de organização, medidas foram tomadas pelos primeiros dirigentes de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei.
Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política. O primeiro é a propriedade da terra, o segundo a urbanização e oterceiro a divisão territorial.
Formou-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperaram, transformaram as aldeias em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com a grandes família agrárias. A luta de classes incluía ricos e pobres, tanto para a expansão territorial como para a defesa desua cidade, formando as milícias dos nativos da comunidade.
Essa participação militar fazia com que todos se julgassem no direito de intervir, de algum modo. A luta das classes pedia uma solução. Essa solução foi à política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
Os primeiros chefes políticos conhecidos como legisladores, introduziram uma divisão no territóriodas cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres. No caso de Atenas, todos os naturais do demos tinham o direito de participar diretamente do poder , donde o regime ser uma democracia. E em Roma os não-proprietários ou os pobres formavam aplebe, que participavam indiretamente do poder porque tinha o direito de eleger um representante para defender e garantir os interesses e privilégios dos que participavam diretamente do poder.
O surgimento da política tinham traços gregos e romanos. Inventaram o poder político porque separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família, separaram a autoridade militar do poder civil,subordinando a primeira ao segundo, separaram a autoridade mágico-religiosa do poder temporal laico, criaram a idéia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, a instituição do erário público ou do fundo público, o espaço político ou espaço público (Assembléia grega e o Senado romano). Além disso, a existência do espaço público de discussão
Estava aberto para a sociedade para osacontecimentos. Em outros termos, gregos e romanos tornaram a política inseparável do tempo e também conceberam a ação política ligada à noção do possível.
A política foi inventada de um modo que, a cada solução encontrada, novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República romana fundaram a idéia e a práticada política na cultura ocidental. Evidentemente gregos e romanos instituíram uma sociedade e uma política cujos valores e princípios fossem idênticos aos nossos.
Duas grandes respostas sociais ao poder: a resposta despótica e política. Em ambas, a sociedade procura organizar-se economicamente. Para regular os conflitos, determinar limites às lutas, garantir que os ricos conservem suas riquezas...
tracking img