Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana Plasmática características e funções

A membrana plasmática ou celular constitui-se num envoltório presente em todas as células, cuja espessura pode variar entre 6 a 10 nm. É composta porlipídios, proteínas e carboidratos. É uma estrutura que exerce complexas atividades fundamentais à sobrevivência de todos os seres vivos.

É a responsável pela individualização das células,separando os meios intra e extracelular. Desta forma, também, promove o controle da entrada e saída de substâncias do interior da célula. Entretanto, mesmo com uma estrutura que permite a passagem de diversosmateriais através dela, existe uma seleção de tais materiais. A esta seleção dá-se o nome de permeabilidade seletiva.

A permeabilidade seletiva confere à célula, entre outras funções, a manutençãoda constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. O controle da passagem de substâncias só é possível em virtude de constituição. É formada por duas camadas fluidas econtínuas compostas por lipídios, onde estão inseridas moléculas de proteína.

Com isso, os lipídios situados nas bordas da membrana conferem a ela um caráter hidrofóbico, ou seja, que não permite a passagemde água ou substâncias solúveis em água. Já a camada proteica, caracterizada como hidrofílica, torna possível a passagem de água e outras substâncias nela solúveis (como íons, açúcares e aminoácidos)entre os meios intra e extracelular. O tipo de proteína contido na membrana celular varia de célula para célula e determina as funções específicas das membranas.

A superfície externa da membranaplasmática apresenta uma região rica em carboidratos ligados a proteínas (formando glicoproteínas) ou a lipídios (formando glicolipídios), denominada glicocálice ou glicocálix. Essa estrutura funcionacomo uma extensão da própria membrana plasmática; é funcionalmente importante e sua composição não é estática. Varia de um tipo celular para outro e, na mesma célula, varia com a região da membrana...
tracking img