Vida maria

Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, que venceu inúmeros festivais nacionais e internacionais no ano de seu lançamento.Com apenas nove minutos de exibição, o curta denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres do sertão cearense. A animação acompanha a rotinada personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos.
“Maria José” éapenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casaonde vive. O filme de Márcio Ramos explora as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações.
Mais que isso, “VidaMaria” transborda os limites do sertão, aproximando-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.
Não épossível deixar de comparar a animação “Vida Maria’ com a obra literária do renomado autor pernambucano João Cabral de Melo Neto e o seu belíssimo “Morte e Vida Severina”. Onde as vidas severinas emarias se entrecruzam em vários e tristes aspectos.
Pelo ponto de vista técnico, observa-se que o curta atende as expectativas do público, pois traz o máximo de realidade que uma animação podetrazer para uma tela. É possível notar a aridez do sertão nos momentos que a personagem vaga pelo quintal e também sentir o calor quando “Maria José” olha o sol escaldante do seu quintal.
MárcioRamos conseguiu fazer uma obra prima brasileira com o seu excelente e premiadíssimo “Vida Maria”. Um filme que merece ser visto e discutido por nordestinos, brasileiros e pessoas do mundo...
tracking img