Vida maria

Resenha
VIDA MARIA. Produção de Márcio Ramos. Música: Hérlon Robson. Mixagem: Érico “Sapão”. Ceará. VIACG e TRIO FILMES, 2006. DVD (8,14 min.). Som, cor. 35 mm.Vida Maria é um curta-metragem que se passa no Sertão Cearense e ilustra a realidade de muitasmeninas que abandonam os estudos para trabalhar e tem suas vidas transformadas em um eterno circulo vicioso onde a mãe ensina a filha que a vida é assim, não havendo outra maneira de agir.
No filme,Maria José esta escrevendo na janela seu nome quando sua mãe começa a lhe chamar, ela não escuta e continua a escrever quando é interrompida por sua mãe que a manda trabalhar, para ela é uma perda detempo a filha ficar “desenhando nome”. Por ter tido uma vida sofrida ela entende que essa é a única maneira de criar sua filha. Maria José também cresce com essa idéia de que essa é a vida que ela develevar de trabalho sem muitas expectativas.
No decorrer da trama é possível perceber que Maria José vai ficando cada vez mais triste e amargurada com a lida de todos os dias. Essa historia mostra arealidade de muitas famílias no nordeste, onde as mulheres se dedicam somente aos trabalhos de casa tem vários filhos e acabam por sufocar os seus próprios sonhos e desejos. No inicio um detalhe podepassar despercebido a mãe de Maria Jose esta de preto e diz que ali não é lugar para ela estar naquele momento, no final do filme ela faz a mesma coisa com sua filha Maria de Lurdes e esta como sua mãede preto. Nesse momento a cena abre e é possível ver que esta acontecendo um velório na sala e no olhar de Maria José pode se perceber que ela compreende que sua vida foi igual à de sua mãe e a de suafilha vai ser igual à delas a imagem vai para o caderno onde Maria de Lurdes estava escrevendo, é o mesmo em que sua mãe escrevia e sua avó e tantas outras Marias.
A educação pode mudar a vida das...