Viagem ao instituto superior tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita de Estudo
ao
Instituto Superior Técnico

Trabalho realizado por:
- João Correia 11º Nº13

Disciplina:
- Física e Química
Índice
* Objectivos----------------------------------------------------------------------------3
* Introdução teorica-----------------------------------------------------------------4
* Sistemas Electrónicos para Carro IST FórmulaStudent--------------------5
* Ondas Electromagnéticas---------------------------------------------------------6
* Sistemas Dinâmicos e Robótica Submarina----------------------------------7
* Conclusão e Critica-----------------------------------------------------------------8
* Webgrafia----------------------------------------------------------------------------9

Objectivos
* Consolidaçãode conhcimentos
* Ambientização com um verdadeiro campus
* Incentivo ao ensino superior
Estes foram o tres pricipais motivos pa a execução desta visita de estudo

Introdução Teorica
O Instituto Superior Técnico tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de qualidade nas áreas de Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, nasvertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento, e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais. O Instituto Superior Técnico tem tres campus activos em lisboa mas nesta visita de estudo em especial o que visitamos foi oCampus Alameda onde se encontra o DEEC (Departamento de Engenharia Electronica de Computadores) que se enquadra não so no programa de Fisica de 11ª ano mas tambem como um potencial Instuto a frequentar por parte dos alunos de ciências e tecnologias.
Dentro do departamento apresentaram-nos tres modulos criados e constituidos por alunos e docentes de cursos diferentes. O primeiro apresentaram-nos ossistemas dinamicos e de robotica submarina criados dentro do deparatamento e de todos os beneficios provenientes. De seguida mostram-nos o projecto do carro IST formula student , uma equipa formada somente pessoas do departamento (alunos e docentes) e por ultimo uma breve consolidação dos conhecimento sobre ondas electromagneticas.

Sistemas Electrónicos para Carro IST Fórmula StudentInicialmente, foi-nos apresentado um powerpoint que continha muita informação sobre os carros do Fórmula Student, desde Motores e Baterias até Suplementos de Combustivel, etc. O aluno que nos apresentou o módulo, explicou que se tratava de um projecto criado nos EUA com o objectivo de projectar, construir e competir e, fundamentalmente complementar a fomação de futuros engenheiros.
A equipa do InstitutoSuperior Técnico é composta por 25 alunos que já tinha construido 5 carros. Os 3 primeiros tinham o nome de FST01, 02 e 03. Depois adoptaram sistemas eléctricos e o nome dos veículos passou a levar um “e”. Os nomes dos seus últimos carros são FSTe04 e FSTe05.
Em seguida foi-nos dito o tipo de provas a que esses carros se sujeitavam. As provas eram divididas em 2 categorias, M1 e M2.
M1 –Prova que consiste na condução do carro num circuito, em que, o tempo demorado para concluir o precurso é cronometrado e posto em comparação com outros carros.
M2 – Consiste na avaliação tecnica do carro. Os seus componentes, o custo para a construção, a resistência do veículo, etc.

Considero este projecto extremamente importante, especialmente que quer seguir engenharia, obviamente, porque dáaos alunos algo muito importante, experiencia. Algo fundamental no mundo de trabalho. E também dá às empresas algumas nuances de quem nós somos, e do trabalho por nós produzidos.

Ondas Electromagnéticas

Neste módulo não vimos algo muito diferente do que vimos em aula. Vimos mais uma aplicação prática dos conhecimentos que já tinhamos obtidos o que se tornou muito divertido e extremamente...
tracking img