Viaduto de milau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Viaduto de Millau
No dia 14 de Dezembro de 2004 foi inaugurado o viaduto de Millau, no sul de França. Esta obra faraônica ultrapassa todos os superlativos. E muito justamente. Trata-se da pontemulti-cabos mais alta do mundo e foi montada em tempo recorde.
A sua função é facilitar substancialmente o tráfego do vale do Reno e acabar com as filas intermináveis que todos os anos irritavam asdezenas de milhares de pessoas que partiam ao sul de férias.
O viaduto de Millau é uma construção de uma beleza e de uma elegância excepcionais, que deve as suas qualidades técnicas ao aço de primeiraqualidade fornecido pela Arcelor.
As negociações que conduziram à construção desta obra de arte notável levaram mais tempo do que os trabalhos propriamente ditos. Os primeiros estudos preparatóriosdatam já de 1987, mas foi preciso esperar até 1996 para obter consenso na abordagem técnica e arquitetônica do projeto.
Depois disso, o governo Francês ainda acrescentou dois anos para decidirconcessionar a ponte. Em 2001, os responsáveis optaram por um tipo de construção em aço e, a partir de então, tudo foi feito muito rapidamente.

A construção do viaduto de Millau levou apenas 38 meses. Poucotempo, dadas as dimensões impressionantes da obra. O tabuleiro tem 2.460 metros de comprimento, 32 metros de largura e 4,2 metros de espessura.
A ponte assenta em 7 pilares, sendo o sétimo pilar omais curto, mas ainda assim com 77 metros de altura. O pilar mais alto é o segundo, com 244,8 metros. Os travamentos entre pilares são suspensos com dois tirantes. Estes tirantes são fixos por sériesde 22 aos mastros, que se apóiam nos outros pilares.
Cada mastro ultrapassa o tabuleiro em 87 metros. Por outras palavras, o pilar mais alto e o seu respectivo mastro perfazem 340 metros, ou seja,mais 19 metros que a Torre Eiffel. O tabuleiro passa pelo vale do rio Tarn a 270 metros de altura do solo. Só o tabuleiro da Ponte George no Colorado (EUA) consegue ser ainda mais alta, mas é um outro...
tracking img