vetores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinemática vetorial
 
 Em relação a um dado referencial (ponto 0) é muito conveniente fornecer a posição de um corpo em uma trajetória num certo instante, por meio de um vetor com origem em 0 eextremidade no ponto onde o corpo se encontra. Assim, em cada ponto o corpo será localizado em relação ao vetor posição .

O deslocamento vetorial  é fornecido pela diferença entre  e , ou seja, .Já o deslocamento escalar ou variação de espaço (ΔS) representa a distância efetivamente (realmente) percorrida pelo corpo (distância medida sobre a trajetória).
 
O que você deve saber
 
 Quandoum corpo sai de um ponto A, desloca-se até um ponto B, e retorna ao ponto A, mesmo que com trajetórias diferentes na ida e na volta, seu deslocamento vetorial  é nulo, pois você está somando esubtraindo dois vetores de mesma direção, mas de sentidos opostos.

Já o deslocamento escalar ou variação de espaço (ΔS), que representa a distância efetivamente (realmente) percorrida pelo corpo(distância medida sobre a trajetória) é diferente de zero e vale ΔStotal= ΔS1 + ΔS2.
 Comparando-se as intensidades de ΔS e , observa-se que ׀ΔS׀ ≥ ׀׀ e que a igualdade só acontece quando a trajetória éretilínea
 
Velocidade vetorial média ou vetor velocidade média ()
 
 Definida como sendo a razão entre o vetor deslocamento () e o intervalo de tempo (Δt) em que ele ocorre.

Sendo Δt  semprepositivo,  tem sempre mesma direção e sentido que .

Comparando-se as intensidades de ΔS e , observa-se que ׀ΔS׀ ≥ ׀׀ e que a igualdade só acontece quando a trajetória é retilínea e o mesmo acontece com  aintensidade da velocidade escalar média Vm e velocidade vetorial média , ou seja,  , somente se a trajetória for retilínea.
 
Velocidade vetorial instantânea ou velocidade vetorial ou vetorvelocidade
 
A velocidade vetorial instantânea  é a velocidade vetorial média () num intervalo de tempo muito pequeno, quando Δt tende a zero (Δt → 0)

Observe na figura acima que, a medida que t2’’’...
tracking img