Veterinarian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 103 (25531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Faculdade de Medicina Veterinária

ANÁLISE DE CUSTOS DURANTE O PÓS-PARTO NUMA EXPLORAÇÃO LEITEIRA EM MONTEMOR-O-VELHO

CAROLINA TAVARES DA ROCHA MEIRELES NETO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA

CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Doutor José Robalo da Silva Doutora Luísa Mateus Doutora Magda Fontes Dr.ª Elsa Monteiro Grillo

ORIENTADORA Dra. ElsaMonteiro Grillo CO-ORIENTADORA Professora Doutora Luísa Mateus

2009 LISBOA i

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a todo o pessoal da “Quinta do Muroz”, em especial ao Sr. César Silva, por permitirem a realização deste trabalho e ainda ao Engenheiro Abílio Pompeu por toda a disponibilidade e paciência. À Dra. Elsa Monteiro Grillo e ao Dr. Luís Gomes por todos os conhecimentos que metransmitiram, pela forma acolhedora que me receberam, pela amizade e principalmente pelo “estágio para a vida”! À Dra. Luísa Mateus por toda a ajuda, disponibilidade e dedicação na orientação desta tese. À minha amiga Dra. Maria João Seco pela amizade, grande companhia e pelas boas dicas. A todos os meus colegas de curso, em especial aos amigos que vieram dos Açores, que tornaram estes 6 anos decurso inesquecíveis: Tiago Viveiros, Rui Vidal, Catarina Neves, João Vasconcelos, Marta Ramos, Marcos Helhazar e todos os outros. À minha família, em especial aos primos Daniela e Alexandre e a minha Avó. Aos meus padrinhos, Nadja e Sérgio, sempre presentes na minha formação académica apesar de toda a distância que nos separa. Ao meu irmão, pela amizade e carinho desde sempre. Aos meus pais, a quemdevo agradecer por tudo, mas principalmente por acreditarem sempre em mim, por vezes mais do que eu própria. Por fim, a ti Pedro, por me teres acompanhado durante estes 6 anos, por todo o apoio e incentivo que tenho de ti, por seres para mim esse “alicerce” tão forte. Enfim, por tudo e por muito, muito mais.

i

ANÁLISE DE CUSTOS DURANTE O PÓS-PARTO NUMA EXPLORAÇÃO LEITEIRA EM MONTEMOR-O-VELHOResumo

A presente dissertação refere-se ao estudo desenvolvido durante o Estágio Curricular de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, na área da Clínica de Espécies Pecuárias. Os dados utilizados são provenientes de uma das maiores explorações de bovinos leiteiros do concelho de Montemor-o-Velho, a “Quinta do Muroz”, localizada em Arazede. A amostra escolhida abrange 126 vacas, cujospartos ocorreram entre 1 de Outubro de 2008 a 1 de Abril de 2009. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma análise da fertilidade, após avaliação do intervalo parto-concepção, do número de inseminações por concepção e do número de animais refugados precocemente, dando especial importância a avaliação dos custos associados ao aumento destes parâmetros. Foi ainda calculado até quantosdias é rentável alongar o intervalo parto-concepção antes de se refugar o animal por causas reprodutivas, tendo sido diferenciada a alta e a média produção. Foram também avaliadas as principais complicações do parto e do pós-parto, incluindo a distócia, a retenção placentária, as infecções do tracto reprodutivo, os ovários quísticos, a hipocalcémia, a cetose, o deslocamento do abomaso, a mamite e alaminite. Foi calculado o custo de tratamento por caso clínico de cada doença e posteriormente o custo de tratamento de todas as ocorrências, tendo em consideração a sua incidência no grupo de estudo. A mamite revelou ser a doença com maior impacto económico. Os custos associados à alimentação foram também estudados, permitindo assim calcular os custos de produção de uma novilha. No final sãofeitas várias sugestões que podem ajudar o produtor a reduzir os custos de produção.

Palavras-chave: custos, pós-parto, fertilidade, refugo, afecções, alimentação

ii

ANÁLISE DE CUSTOS DURANTE O PÓS-PARTO NUMA EXPLORAÇÃO LEITEIRA EM MONTEMOR-O-VELHO

Abstract

The current dissertation refers to a study developed during the curricular training period of the Integrated Master degree in...
tracking img