Veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A dentição tem importância útil para determinar a idade nos bovinos. É certo que a exatidão de se verificar o tempo de vida relacionando ao desgaste e a troca dos dentes, não tem uma precisão em relação a idade, porém, chega-se a determinar as idades, no máximo de seis em seis meses, com uma certa facilidade. A variação depende muito de fatores raciais, ambientais e de manejo.
Para compreendermelhor a cronologia dentária, é necessário saber:
a) Anatomia e fisiologia dos dentes
b) Erupção e desgaste dos dentes
d) A dentição, suas trocas e desgastes relacionados a idade
O dente é constituído por esmalte, marfim, cimento e polpa dentária. Animais jovens possuem 20 dentes (12 molares, 8 incisivos). Os adultos possuem 32 dentes, sendo portanto o mesmo número de dentes do homem,porém com disposição diferente, (24 molares, 8 incisivos). Somente a metade da arcada é examinada.
Os dentes estão dispostos de modo que formam sobre as bordas das mandíbulas, um arco em forma parabólica. É necessário lembrar que nos bovinos, a dentição se inicia na parte posterior (molares e prémolares) da mandíbula, tendo uma falha de dentes no meio (chamado de barra) e finaliza com os dentes daparte anterior (incisivos), onde se faz a “leitura” da cronologia dentária. No maxilar superior, esta fileira anterior de dentes (incisivos), presente na mandíbula, é inexistente. Não há dentes caninos nos bovinos.
Deste modo, a dentição nos bovinos é formada, em pares, da seguinte maneira:
|
. mandíbula–04 incisivos , 0 caninos, 03 prémolares e 03 molares, aos pares, totalizando 20 dentes;
.maxilar superior – 0 incisivos, 0 caninos, 03 prémolares e 03 molares, em cada lado, totalizando 12 dentes.

Os primeiros dentes, chamados de “dentes de leite”, tem um certo tempo de vida e conforme a idade do animal eles começam a cair, dando lugar aos dentes definitivos, que normalmente se mantém até o fim da vida do animal. Porém, estes dentes definitivos vão sofrendo desgastes naturais,conforme a idade vai avançando.
São as perdas dos dentes de leite (e se observa nos incisivos pela facilidade de visualização), e os desgastes dos dentes de leite e dos definitivos, que se tem a possibilidade de avaliar o tempo de vida de um animal.
A perda dos dentes incisivos começam pelo centro da arcada dentária. São os dois incisivos centrais, chamados de pinças, que iniciam as quedas dosdentes, e com intervalos, vão caindo também os chamados “cantos” ou “médios”, que são os incisivos sequenciais.
Estes intervalos entre a queda e a troca (crescimento por completo do definitivo) do dente, são de aproximadamente seis meses.
O desgaste dos dentes é devido ao trabalho dos mesmos em arrancar e triturar os alimentos.
Conforme os dentes vão se desgastando, vão perdendo a forma obliqua eficando retos, conforme figura abaixo.
| |

Na cronologia dentária deve-se então ser levado em conta, a época de queda e crescimento de cada par de dente, as etapas de crescimento tanto dos dentes de leite como os definitivos e os desgastes.

Na cronologia dentária, somente são considerados os dentes incisivos, chamados, pela ordem do centro para fora, de “pinças”, “medianos” e “cantos”.A forma da mesa dentária modifica-se com o tempo da seguinte forma: de alongada passa para retangular e depois quadrada. Com o tempo aparece a estrela dentária, que de linear passa para quadrangular posteriormente para circular.

A evolução dentária é dividida em 5 períodos:

1º período - Evolução dos dentes caducos: Os bezerros nascem com dois ou mais dentes incisivos e os demais surgemdepois de 15 dias de idade.

2º período - Nivelamento dos caducos: Nas pinças aos 10 meses, nos 1ºs médios, aos 12 meses, nos 2ºs médios, aos 16 meses, nos cantos aos 20 meses.

3º período - Mudas: As pinças definitivas aparecem aos 20 meses e estão crescidas aos 2 anos. Os 1ºs médios definitivos aparecem aos 2 anos e meio e estão crescidos aos 3 anos, os 2ºs definitivos aparecem aos 3 anos e...
tracking img