Vertebrados ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DCB
DISCIPLINA - VERTEBRADOS II
DOCENTE - RENATO AFFONSO




MARIA APARECIDA PIRES SANTOS
MÉRCIA
MISAELINE
MURILLO OLIVEIRA ARAÚJO




RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA










Jequié – BA
Março de 2012
MARIA APARECIDA PIRES SANTOS
MÉRCIA
MISAELINE
MURILLO OLIVEIRA ARAÚJORELATÓRIO DE AULA PRÁTICA



Relatório de aula prática apresentado ao prof.º Renato Affonso, disciplina Vertebrados II, concernentes a fins avaliativos.









Jequié – BA
Março de 201
SUMÁRIO





1. VISITA TÉCNICA ....................................................................................................... 01

1.1. VISITAORIENTADA Á FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DE SALVADOR.......... 02

1. Estrutura, função e atividades do Zoo................................................................... 01
1.1.2Visita aos recintos ................................................................................................... 01

1.2 VISITA ORIENTADA AO PROJETO TAMAR........................................................ 03

1.3 VISITA ORIENTADA AO INSTITUTO BALEIA JUBARTE .................................. 03



2. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ............................................................................ 04

































1. VISITA TÉCNICA




Nos dias 04, 05 e 06 do mês de dezembro de 2011 foi realizada uma viagem de campo dadisciplina de Vertebrados II à cidade de Salvador com o objetivo de visita técnica e orientada às seguintes localidades: Fundação Zoobotânica de Salvador, Projeto TAMAR e Instituto Baleia Jubarte.




1. VISITA ORIENTADA Á FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DE SALVADOR


1. Estrutura, função e atividades do Zoo




A primeira visita foi á FundaçãoZoobotânica de Salvador que consistiu emduas etapas: Conhecer a estrutura, função e atividade do Zoológico e Visita aos recintos guiados pelo professor e monitor.
Na primeira etapa ocorreu uma breve exposição da monitora sobre o surgimento do Zoológico no Brasil, que se deu no ano de 1886 na cidade do Rio de Janeiro pelo Barão de Drumon a pedido de D. Pedro I e após dois anos o Zoológico passou por algumas dificuldades e paratentar reerguer o zoológico teve-se a idéia de distribuir prêmios através de um jogo utilizando os animais ea partir deste foi criado o Jogo do Bicho. Atualmente o zoológicofunciona na Quinta da Boa Vista aonde se encontra o Museu Nacional e Zoológico e o Parque da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além destas informações comentou-se sobre algumas leis de proteção e meio ambiente.No Zoológico o biólogo tem a função de estudar o ambiente e adequar o recinto ao mais natural possível para os animais, sobretudo conhecer a biologia dos animais presentes o seucomportamento, hábitos alimentares, preferência ambientais aépoca de reprodução e comportamento nesses períodos.
Na Fundação Zoobotânica de Salvador há um total de 152 espécies que atualmente habitam oparque, 141 pertencem à fauna brasileira e 11 à fauna exótica silvestre. Estes animais são provenientes de caça ilegal, permuta entre outros zoológicos, tráfico de animais, doação particulares, doação do IBAMA, Policia Florestal, animais maltratados, animais que invadiram ambientes urbanos e animais doentes que foram doados. As espécies presentes no Zoológico são: Aves - 45 espécies de aves, entrepássaros canoros, psitacídeos, gralhas, aves de rapina, aves migratórias (em períodos sazonais) e outras. Mamíferos - foram contabilizadas 38 espécies, entre elas o casal de leões africanos, tigre, macacos-prego-do-peito-amarelo e bugios. E 25 espécies de répteis.
O Zôotem como objetivoser um refúgio ecológico reservado para atividades preservacionistas e educacionais com foco às...
tracking img