Responsabilidade socio ambiental nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15



































INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo traçar umhistórico e discutir os principais conceitos relacionados à temática da Responsabilidade Socioambiental das empresas no Brasil e no mundo. Muitos fatores contribuíram para a ascensão do tema. Mudanças ocorridas, principalmente nas últimas duas décadas, no contexto sócio-político-econômico, tais como: a quebra do modelo fordista/keynesiano de trabalho, avanços tecnológicos e de gestão, desemprego,exclusão social, questões relacionadas aos impactos negativos causados ao meio ambiente, mercado consumidor mais exigente e participativo, dentre outros, desenharam um novo panorama mundial, voltado para as questões de cunho social.
Atualmente, dada a relevância do tema, a Responsabilidade Social deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas.Quando se aborda o tema são recorrentes discussões acerca da ética empresarial ligada ao marketing social, por exemplo. O termo Responsabilidade Social implica em uma forma das empresas conduzirem seus negócios “de tal maneira que as tornem parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social” (INSTITUTO ETHOS, 2002).
A empresa socialmente responsável é aquela que possui acapacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas no negócio (stakeholders): acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, de forma a conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos. Por ser a Responsabilidade Social Empresarial uma forma de gestão estratégica que vai muito além daobrigatoriedade legal e do marketing social, são apresentados algumas discussões acerca da gestão interna desta proposta, as possibilidades de atuação do psicólogo na área de RH como disseminador de uma cultura socialmente responsável e as principais práticas, assim como resultados de uma pesquisa realizada pela FIRJAN com empresas do Estado do Rio de Janeiro, revelando o perfil de suas ações sociais e seusdesafios.

DESENVOLVIMENTO

A responsabilidade social tem como objetivo principal investir em práticas que desenvolvam a sociedade como um todo, para alguns ela representa a ideia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético. A responsabilidade social visa melhorar as condições de vida da comunidade, não somentepara ganhar mercado, e nem como uma forma de amenizar os impactos negativos por ela gerados, mas acrescentar conhecimento á comunidade implantando programas como despoluição de rios, reflorestamento e outros.
Deve haver maior conscientização tanto por parte das empresas quanto das entidades que conferem os certificados de empresa socialmente responsável, procurando estabelecercritérios mais rígidos quanto aos investimentos, para que realmente as empresas possam gerar externalidades positivas nos mesmos patamares que internalizam as externalidades negativas, não havendo assim diferenças substanciais de investimentos. É muito comum ver empresários e empresas divulgando nos meios de comunicação a participação ou o apoio a projetos sociais, através de doações. No entanto, aquestão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais. De acordo com Grajew (1999), trata-se “da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações”, sejam elas com o seu público interno ou externo.
No Brasil, O movimento de...
tracking img