Verificar a miscibilidade entre solventes e a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO CIENTÍFICO – QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL 1 EXPERIMENTOS 4 E 5:
AUTORA: ANA FLÁVIA S. CARMO.

OBJETIVO:
Verificar a miscibilidade entre solventes e a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes.

MATERIAS E REAGENTES:
Tubos de ensaio, proveta, béqueres, bastão e vidro, água destilada, estanol, 1-butanol, querosene, gasolina, cloreto de sódio, sulfato de cálcio,sulfato de cobre, sacarose, acetato de sódio, ferro.

RESUMO:
O primeiro experimento consiste na observação da misciblidade entre alguns solventes (água, etanol, butanol e querosene) no qual pode se concluir a miscibilidade entre as misturas de água e etanol, butanol e etanol, etanol e querosene, butanol e querosene. Logo depois foi realizada a verificação do teor de etanol na gasolina, o qual foifeito com base no aumento da fase transparente (água + etanol) e na diminuição da fase amarelada (gasolina), concluindo que a porcentagem de etanol é de 20%%. Já o segundo experimento consiste na observação da solubilidade de sólidos (ferro, cloreto de sódio, sulfato de cobre, sulfato de cálcio, acetato de sódio e sacarose) em água destilada onde apenas o ferro e o sulfato de cálcio foramconsiderados insolúveis, em seguida adicionou-se fenolftaleína e observou-se a mudança de cor no tudo com acetato de sódio.

INTRODUÇÃO:

Em várias situações temos misturas de substâncias, formando sistemas, estes que podem ser homogêneos ou heterogêneos, dependendo da interação existente entre suas substâncias e outros fatores como pressão, temperatura e concentração. No estudo da miscibilidade,entre os solventes descritos acima, foi utilizado o método da observação visual para chegar á um resultado, método esse que se baseia na solubilidade (a interação entre as substâncias, associada à temperatura, determina a solubilidade de uma substância em outra, podendo ser total ou apenas parcial). A solubilidade também explica o método que foi utilizado na determinação do teor de etanol nagasolina, já que o etanol, apesar de possuir uma cadeia carbônica de caráter apolar, este apresenta esta cadeia carbônica bastante curta. Além do que possui um grupo hidroxila (-OH), que é capaz de formar pontes de hidrogênio com a água. Sabendo que as interações do tipo pontes de hidrogênio são interações muito fortes, estes líquidos são completamente solúveis em água. Outro conceito utilizado foi ateoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius, a qual explica a formação ou não de íons condutores de corrente elétrica dependendo da sua natureza, que pode ser iônica (no qual existem íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas e em solução aquosa conduzem energia) e molecular (são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares) eirão conduzir ou não energia, dependendo do fato de haver ou não reação de ionização entre o composto dissolvido e a água).
Além das teorias citadas acima também foi utilizada as propriedades da fenolftaleína que é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4, o qual se apresenta normalmente como um sólido em pó branco, insolúvel em água e solúvel em etanol. Onde se mantém incolor em soluções ácidas etorna-se cor-de-rosa em soluções básicas(a sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8).

PARTE EXPERIMENTAL:

EXPERIMENTO 1:
* Procedimento A:
Prepararam-se as seguintes misturas: 5 ml de água + 2 ml de etanol, 5 ml de água + 2 ml de butanol, 5 ml de água + 2 ml de querosene, 5 ml de etanol + 2 ml de butanol, 5 ml de etanol + 2 ml de querosene e 5 ml de butanol + 2 ml dequerosene, em seis tubos de ensaio. Os seis tubos foram agitados e deixados em repouso por cerca de um minuto.

* Procedimento B:
Em uma proveta de 25 ml adicionou-se 12,5ml de gasolina, na mesma proveta adicionou mais 12,5ml de água destilada. O conjunto foi misturado com ajuda de bastão de vidro em um béquer por cerca de trinta segundos, depois foi colocado novamente na proveta e...
tracking img