Ventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

Certas regiões da Terra são menos aquecidas que outras pela ausência do Sol. Nas regiões que possuem florestas, por exemplo, a sombra das árvores impede que o solo se aqueça muito. Porém onde não há florestas, os raios solares incidem diretamente sobre o solo, aquecendo-o de forma mais intensa. O calor do solo se irradia e aquece o ar. Por sua vez, o ar quente fica maisleve e sobe. Já nas regiões menos aquecidas o ar se desloca, para ocupar o lugar do ar quente que subiu. Ao subir, o ar quente se afasta do solo e torna a se esfriar. Com isso, fica mais pesado e desce novamente. Essa movimentação do ar é o que denominamos de vento. No decorrer este trabalho será detalhado os tipos de ventos e suas caracterização, os instrumentos que utiliza-se para medições e suaimportância na natureza.

2.0 COMO SE FORMAM OS VENTOS
O Sol aquece a superfície da Terra. Essa aquece os gases do ar. A camada de ar aquecida próxima da superfície sobe para as partes mais altas e vai esfriando. O ar frio desce para ocupar o lugar do ar quente que subiu. O ar frio desce até a superfície da Terra se aquece e sobe, começando tudo novamente. Esse movimento constante do ardevido às diferenças de temperatura é o VENTO.
O vento forma-se também devido à diferença de pressão atmosférica. O ar se desloca das áreas de alta pressão para as de baixa pressão:( áreas frias têm maior pressão, áreas quentes têm menor pressão), e é influenciado por efeitos locais como a ortografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamenterelacionadas à radiação solar e aos processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica. Os diferentes tipos de ventos geralmente são classificados levando em conta três fatores: a pressão, a temperatura e a velocidade da camada de ar. Quanto maiores essas diferenças, mais forte serão osventos.

3.0 TIPOS DE VENTOS

3.1 Constantes ou Planetários

Os ventos Constantes são existentes dos Trópicos para o Equador, podendo causar chuvas por causa da sua umidade. Podem ser Alísios e Contra-Alísios,ventos do Oeste e ventos Polares.

3.1.1 Alísios

São os ventos que sopram constantemente dos trópicos para o equador, em baixas altitudes. Os alísios são ventos úmidos queprovocam chuvas nas imediações do equador, onde ocorre o encontro desses ventos. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.

3.1.2 Contra-Alísios
Sopram do equador para os trópicos, em altitudes elevadas.Os contra-alísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.Os maioresdesertos da Terra se encontram juntos a essas zonas atravessadas pelos trópicos
3.1.3 Ventos do Oeste: ventos que sopram dos trópicos para os pólos.
3.1.4 Ventos Polares:ventos frios que sopram dos pólos para as zonas temperadas.

3.2 Periódicos ou Continentais

Os ventos periódicos (imagem 01) são conhecidos como brisas das regiões litorais, que se alternam regularmente de sentido. Estesventos surgem devido a desigualdade, capacidade de aquecimento entre a Terra e o mar, são os ventos de verão.Podem ser : Brisa,Monção,Locais e Variáveis.

3.2.1 Locais e Variáveis

O vento local se desloca numa certa região em determinadas épocas. No Brasil, um bom exemplo de vento local é o noroeste, massa de ar que, saindo do Amazonas, alcança o Estado de São Paulo entre agosto eoutubro. No deserto do Saara, ocorre um vento extremamente forte conhecido como simum, que provoca enormes tempestades de areia. Já os ventos variáveis, são massas de ar irregulares que varrem uma determinada área de maneira inesperada.

Exemplos de ventos Locais que ocorrem no Brasil e no Mundo:
• o minuano ou pampeiro, vento local frio, que castiga o Rio Grande do Sul, nos meses de inverno;
• o...
tracking img