Venezuela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade americana da década de 1920
Ao início do século XX o mundo passava por transformações drásticas que viriam a moldar os sistemas de organização das sociedades para as décadas de inovação que estavam por vir. Saindo de um século que foi marcado por revoluções, processos de industrialização, quedas de sistemas monárquicos em favor da instalação de repúblicas e crescenteparticipação do povo nas atividades econômicas o mundo estava prestes a se emergir numa nova era que traria ainda mais mudanças. Enquanto a Europa efervescia e se recuperava do desastre que havia sido os confrontos da Primeira Guerra Mundial - que em si foi uma disputa promovida pelo imperialismo colonial e expansionista de nações que a qualquer custo queriam gerar grandes riquezas - os EstadosUnidos, que financiaram os vencedores da Tríplice Entente e tiveram papel decisivo no resultado final do conflito saíram vitoriosos não apenas com relação à guerra, mas também se afirmaram como uma grande e definitiva potência mundial, a nação mais rica do mundo com crescente influência e promessas de um longo período de prosperidade. A classe média americana aumentou e os números transmitiam acrescente confiança que se tornara presente nos lares ao redor do país:
- População de 106.521.537 pessoas
- Expectativa de vida de 53,6 anos (homens)/ 54,6 anos (mulheres)
- Desempregados: 2.132.000 (5% da população)
- Média anual de salários de US$1.236
- Taxa de analfabetismo batendo um novo recorde, em baixa, 6%
O novo padrão de vida da sociedade, sustentado pelos ideais do American Dream edo American way of life é o que dava a cada família o ideal de que todos tinham direito e condições de terem, dentre outros itens, uma máquina de lavar, um aspirador de pó e uma geladeira em casa, maravilhas modernas que eram grandes novidades da época e que representavam as mudanças eram parte da sensação dos agitados anos vinte. Mulheres se tornavam cada vez mais ativas na sociedade, e depois deanos de luta pelo Sufrágio Feminino, em 1920 foi ratificada através da décima-nona emenda à Constituição a proibição de abstenção do direito ao voto por distinção de sexo. Pelas grandes metrópoles os ritmos que tocavam nos animados bailes e festas eram o jazz e os blues, e campeonatos de dança que duravam a noite inteira divertiam uma população que cada vez mais ia se acostumando com o melhorpadrão de vida.
Henry Ford, grande industrial da época e proprietário da poderosa e revolucionária Ford Motors desenvolvia seu sistema de produção em massa e assim popularizou o Ford modelo T, que vendido por meros 290 dólares foi o grande responsável pela popularização do automóvel nos Estados Unidos. Com a alta dos salários e a abundante oferta de crédito, o setor faturou milhões eas cidades foram tomadas por carros em pouco tempo. Bancos emprestavam dinheiro sem tomar precauções básicas e aos poucos as pessoas iam se endividando, ainda mesmerizados sob a ilusão de que tudo estaria bem para sempre.
A entrada das tropas norte-americanas na Grande Guerra que abalou a Europa na segunda metade da década de 10 se deu por vários fatores, que variavam de naviosbritânicos e tempos depois americanos que foram interceptados e afundados por submarinos alemães em suas hostis ofensivas, até o infame Telegrama Zimmermann, enviado pelo secretário de Relações Exteriores do Império Alemão ao embaixador no México, no qual era proposta uma aproximação com o governo mexicano visando formar uma aliança contra os Estados Unidos, e que beneficiaria o governo mexicano comuma generosa ajuda financeira e até a retomada de territórios perdidos como o Novo México e Arizona. Ao ser interceptado e decodificado por autoridades britânicas e após ter sido de conhecimento por parte estadunidense, os dilemas somados levaram à votação e subsequente declaração de guerra do Congresso contra a Alemanha, e os Estados Unidos que antes vinham lutado para desempenhar um papel...
tracking img