Vejas e bundas. o mst em questão.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDES, C. A.; FERREIRA, L. C. Discursos em confronto: Veja e Bundas, o MST em questão. In: GREGOLIN, M. do R.; CRUVINEL, M. de F.; KHALIL, M. G. (Org.). Análise do Discurso: entornos do sentido.Araraquara:UNESP,FCL, Laboratório Editorial; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2001, p. 229 - 242.
Cleudemar Alves é professor do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal deUberlândia, Luzmara é mestrada do programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo.
O artigo tem porfinalidade confrontar e analisar os discursos da revista VEJA que tem narrativa descritiva sobre um episodio de invasão do MST a prédios públicos, e da revista BUNDAS, que realiza entrevista com um dosintegrantes do movimento.
Toda a ideia se mantem através de um discurso, que e repassada em forma de texto, dessa forma, a ideologia, de uma sociedade pode ser modificada, bem como transmitida aoutras sociedades, sobre controle de um discurso é uma maneira de difundir uma ideologia, de gerenciar poder, confrontar discursos é confrontar ideologias.
Observando a exposição de palavras queprocuram desarticular o MST, posteriormente se nota a utilização de termos que denigrem o movimento. O ápice do discurso e observar no ato da morte de um integrante do MST, cujo nome não e divulgado nemcomo se origino o homicídio.
Por outro lado, Stedile em sua entrevista à BUNDAS rebate as publicações da VEJA substituindo a palavra “ocupar” e mostra o sentido coletivo do individuo e não peloo individual de beneficio próprio.
Em BUNDAS o entrevistado relata a transformação em afirmações filosóficas. Após a analise, verificou-se que em BUNDAS fala de forma responsável enquanto naVEJA o relatado e inexistente, assim apresentam pontos de vistas e ideologias divergentes.
A metodologia da pesquisa é de natureza descritiva com abordagem metodológica de revisão bibliográfica...
tracking img