Direito e leis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
REFERÊNCIAS: FULLER, Lon. L. O caso dos exploradores de cavernas. São Paulo: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1999.

ARGUMENTOS E DEFESA:Os seres humanos são todos passíveis de erros, e, muitas vezes de erros grotescos; Mas os homens de quem estamos falando, nesse momento, encontravam-se em situação na qual certo e errado, simplesmentenão existia, por mais que cada um tivesse o conceito formado em sua cabeça. O que existia era uma luta descomunal entre vida e morte, e como em uma disputa acirrada entre duas partes, logicamente, umaganha e a outra perde. Whetmore perdeu e serviu de subsistência para seus companheiros.
Se a manutenção da vida destes homens não fosse importante, então, por que uma equipe de salvamento foi até asultimas conseqüências, inclusive perdendo dez de seus homens, para salvar apenas cinco? Em uma guerra, muitos homens se perdem para defender um território e as pessoas que nele vivem. Na guerracontra o tempo, bravos operários lutaram durante trinta e dois dias para salvar a vida de cinco exploradores famintos e desesperados. E se todos os seus esforços tivessem sido em vão? Se todos os homenstivessem morrido por inanição? Seria justo? O que é justiça diante de uma situação em que vida e morte estão no mesmo patamar?
Sim, houve premeditação na morte de Whetmore, que inclusive, foi oprimeiro a destacar a possibilidade de matar outrem para saciar a fome dos demais, mas desistiu no último momento; no entanto, deve-se lembrar que ao destacar tal possibilidade, ele formalizou oralmente umcontrato naquela sociedade ali existente e, desta forma, despertou os instintos animais e ao mesmo tempo iluminou uma ideia de sobrevivência adormecido nos outros. Partindo desta ideia, Whetmore tambémé responsável pela sua própria morte.
Após reflexão, fica muito claro que os quatro exploradores só assassinaram Whetmore porque estavam sob condições adversas à aquilo que foram acostumados em...
tracking img