Vazamento em chernobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Acidente de Chernobyl

O acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, antiga União Soviética, ocorreu dia 26 de abril de 1986. Este acidente é considerado o pior acidente nuclear da história e gerou uma nuvem radioativa que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.


(Mapa da distribuição de Cs-137 na Europa após o acidente de Chernobyl).A nuvem, com uma grande quantidade de materiais radioativos, depositou especialmente iodo e césio, por praticamente todo o solo Europeu.  O Iodo-131, que contribui principalmente para o câncer na tireoide, tem uma meia-vida física de oito dias e a maior parte se desintegrou poucas semanas após o acidente. O Césio-137, que contribui para doses interna e externa meia-vida física de 30 anos e, até oano de 2005, ainda era encontrado em solos e alimentem grande parte da Europa.
O acidente, de grandes proporções, ocasionou uma reavaliação nas medidas de radioproteção adotadas até então em instalações nucleares. Ainda hoje não se sabe com precisão o número de mortos causados pelo acidente na usina de Chernobyl. Os indivíduos mortos em decorrência de câncer, por exposição à radiação oucontaminação por materiais radioativos gerados no acidente, não são facilmente identificáveis no meio dos indivíduos que teriam câncer independentemente do acidente.
Estima-se que aproximadamente cinco milhões de pessoas habitam, atualmente, áreas ainda contaminadas com material radioativo. Um estudo médico dessa população constatou que a maior parte dessas pessoas demonstra um alto grau de ansiedade esintomas físicos de doenças normalmente sem explicação clínica adequada. A maior parte dessas pessoas acredita ter uma saúde mais fraca em comparação com moradores de outras áreas, que não foram expostos ao mesmo nível de radiação em decorrência do acidente.
(Fotografia da cidade de Chernobyl após a evacuação da população).
A usina de Chernobyl está situada no assentamento de Pripyat, Ucrânia, 18km ao noroeste da cidade de Chernobyl.  A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir 1 GW de energia elétrica (3,2 Giga watts de energia térmica). A construção da instalação começou na década de 1970, com o reator No 1 comissionado em 1977, seguido pelo No 2 (1978), No 3 (1981), e No.4 (1983). Dois reatores adicionais (No5 e No6, também capazes de produzir 1 GW cada) estavamem construção na época do acidente.No dia 26 de abril de 1986, às 01h23min AM, hora local, Sábado, o quarto reator da usina de Chernobyl conhecido como; Chernobyl – 4 sofreram uma catastrófica explosão que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento.

(Fotografias do parque de diversão em Pripyat após a onda de choque provocada pela explosão do reator deChernobyl).
A primeira explicação para o acidente, publicada em agosto de 1986, atribuiu a culpa exclusivamente aos operadores da usina. De acordo com essa explicação, os operadores foram descuidados e violaram vários procedimentos de segurança, parcialmente porque eles ignoravam os defeitos de projeto do reator. É importante notar que os operadores desligaram muitos dos sistemas de proteção do reatorrealizando uma série de ações proibidas pelos guias técnicos de operação de reatores do tipo de Chernobyl. De acordo com o relatório da Comissão do Governo, publicado em agosto de 1986, os operadores removeram pelo menos 204 barras de controle do núcleo do reator (de um total de 211 deste modelo de reator). O guia técnico de operação do reator proibia a operação do reator com menos de 15 barras dentrodo núcleo.Outro fator importante na ocorrência do acidente foi que os operadores não tinham informações completas sobre os procedimentos que poderiam fazer com que o reator ficasse fora de controle. De acordo com um dos operadores o projetista omitiu estas informações. Acredita-se que esta falta de transparência no fluxo de informações decorreu do fato da gerência da instalação ser composta...
tracking img