Varios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecer: conhecer o outro e nos conhecermos. Pensamos que o verdadeiro autoconhecimento só é possível no conhecimento do outro. Conhecemo-nos apenas na medida em quenos relacionamos. Conhecimento, portanto, é relação. Conhecer é uma possibilidade aberta a cada pessoa. Situa-se, sobretudo, no entre, no traço de união que conseguimosestabelecer com o outro.

Compreender: para nós, o conhecimento deve levar à compreensão. Não basta conhecer o outro. É preciso uma disponibilidade tão aguda egenerosa que nos permita sentir o outro. Como nomeamos esse caminho do conhecimento à compreensão? Compaixão. Pati (sentir, sofrer) e cum (com) são a raiz latina dessapalavra. Acreditamos que, quanto mais sentirmos com o outro, quanto mais nos enxergarmos na vida e nas marcas que ela deixa no outro, mais nos encontraremosindividualmente, nos conheceremos, seremos melhores homens e mulheres.

Dialogar: se conhecemos o outro e nos conhecemos, se compreendemos o outro e nos compreendemos, podemos entãoconfiar. Podemos construir um sentido comum para as nossas vidas. Dia (através) e logos (sentido) constituem a raiz grega de diálogo. Qual o convite que essa palavranos apresenta? Procurarmos juntos um sentido que nos atravesse. Diálogo. Conversa.

Interagir: Se conhecemos o outro e nos conhecemos, se compreendemos o outro e noscompreendermos, se trocamos sentido e, com o diálogo, procuramos um sentido comum para as nossas vidas, podemos então aprender juntos e fazer juntos. Podemos traçar erealizar uma ação comum. E, no caminho da ação, conhecermos ainda mais, compreendermo-nos mais, dialogarmos mais. Cuidarmos um dos outros, numa espiral amorosa. Vida.
tracking img