Cnidarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILO CNIDARIA

BIOLOGIA E ECOLOGIA
Segundo a classificação proposta por Whittaker em 1969 os seres vivos podem ser divididos em 5 reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. O último reino domina sendo composto por cerca de 35,9% dos filos conhecidos e cerca de 73% das espécies já descritas. Dentro dos animais, em torno de 97% dos organismos constituem o grupo dos Invertebrados,caracterizado pela ausência de coluna vertebral. Como uma boa filogenia se baseia em presenças e como não há nenhuma característica positiva que defina o grupo, conclui-se a natureza artificial deste agrupamento. Na realidade, os invertebrados não podem ser considerados com um táxon ou clado verdadeiro, não ocupando nenhum nível hierárquico de classificação. Apesar disto, o termo e o agrupamento sãoutilizados em quase todos os livros didáticos e cursos de graduação e pós-graduação. Como entender e comparar grupos tão diversos. Esta diversidade se reflete na grande quantidade de formas, hábitos e habitats dos invertebrados e pode ser entendida quando observamos a composição deste grupo: são cerca de 35 filos e mais 2 subfilos pertencentes ao filo Chordata, o mesmo que abriga os seres humanos edemais vertebrados. Por esta razão, é muito mais fácil encontrar, em livros didáticos, análises comparadas e discussões sobre a evolução e a filogenia dos vertebrados, os quais realmente constituem um táxon geralmente colocado na categoria subfilo, que de Invertebrados.
Pese a dificuldade de entendê-los, não se pode negar que os invertebrados compõem um grupo extremamente exitoso. A sua grandediversidade estaria associada a alguns fatores importantes. O primeiro deles seria o tamanho reduzido. Os invertebrados, em sua maioria, são organismos de pequeno porte, às vezes microscópicos, o que favorece no compartilhamento de habitats. Organismos com nichos ecológicos diferentes podem co-existir em um mesmo habitat evitando a competição e o desgaste energético que a mesma implica. Um númeromaior de nichos a serem explorados permite um número maior de formas diferentes associadas a distintos aspectos da biologia o que reflete (ou já é um reflexo) da grande diversidade do grupo. Outro importante aspecto a ser citado é a antiguidade do grupo. Os primeiros representantes dos invertebrados surgiram no Pré-Cambriano (cerca de 600 milhões de anos atrás), enquanto que os vertebrados apenassurgiram há cerca de 500 milhões de anos. Isto permitiu aos invertebrados em torno de 100 milhões de anos a mais para evoluírem, se adaptarem e diversificarem. Ainda duas outras razões poderiam ser citadas. Apesar do tamanho reduzido os invertebrados possuem uma elevada biomassa devido ao fato de serem extremamente numerosos. Isto é facilmente exemplificado em alguns insetos como formigas oucupins. Alguns estudos realizados estimaram em 1 hectare de floresta amazônica, pouco mais que 1 dúzia de vertebrados e cerca de 1 bilhão de invertebrados, na maioria formigas e cupins. Assim, cerca de 93% da biomassa animal encontrada no local correspondia aos invertebrados. É claro que isto tem relação com os ciclos biológicos geralmente curtos apresentados por estes organismos, o que constitui aoutra causa da diversidade destes animais.
Se por um lado é óbvia a diversidade dos invertebrados e compreensíveis as causas da mesma, se esperaria que desempenhassem importante papel nos ecossistemas. E isto de fato ocorre. Eles podem ocupar vários níveis tróficos. Como consumidores primários, se encontram na base de pirâmides alimentares, disponibilizando nutrientes para níveis superiores, muitasvezes ocupados por vertebrados. Como detritívoros contribuem para a reciclagem de grande parte da matéria orgânica no ambiente. Como parasitas e predadores podem ser importantes reguladores do tamanho de populações de plantas e animais. Ademais, por abrigarem, muitas vezes, microalgas em seus tecidos, podem atuar como produtores primários. Além disso, podem ser polinizadores, garantindo a...
tracking img