Varios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Lusíadas

Trabalho realizado por:
12ºK
12ºK
- Ricardo Nunes
- Vitor Mendes
Estrutura Externa

Os Lusíadas é um poema épico / epopeia (é uma narrativa que apresenta com maior qualidade os fatosoriginalmente contados em versos. Os elementos dessa narrativa apresentam estas características: personagens, tempo, espaço, ação. Também pode conter factos heroicos muitas vezes transcorridos duranteguerras.) O poema está escrito em versos decassilábicos. Surgem também alguns exemplos de decassílabo sáfico (acentos na 4ª, 8a e 10a sílabas). As estrofes são de oito versos (oitavas) e apresentam oseguinte esquema rimático: abababcc.
A este tipo estrófico costuma chamar-se oitava rima, oitava heroica ou oitava italiana. As estrofes estão distribuídas por 10 Cantos. O número de estrofes por cantovaria de 87, no Canto VII, a 156 no Canto X. No seu conjunto, o poema apresenta 1102 estrofes.

COMPOSIÇÃO DOS CANTOS
1.º Canto - 106 estrofes
2.º Canto - 113 estrofes
3.º Canto - 143 estrofes
4.ºCanto - 104 estrofes
5.º Canto - 100 estrofes
6.º Canto - 99 estrofes
7.º Canto - 87 estrofes
8.º Canto - 99 estrofes
9.º Canto - 95 estrofes
10.º Canto - 156 estrofes
TOTAL: 1.102 estrofes

EstruturaInterna
Os Lusíadas dividem-se em quatro partes distintas:
Proposição - parte introdutória, na qual o poeta anuncia o que vai cantar.
Invocação - pedido de ajuda às divindades inspiradoras.Dedicatória - oferecimento do poema a uma personalidade importante.
Narração - parte que constitui o corpo da epopeia; a narrativa das ações levadas a cabo pelo protagonista.

Mito
Um mito é uma narrativa decaráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis.

Herói
Herói é umafigura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excecional um determinado problema de dimensão épica. O termo herói designa originalmente o protagonista de uma...
tracking img