Variod

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Decisão [pic]


Desde o momento em que acordamos até a hora em voltamos a dormir, a nossa vida cotidiana é uma seqüência interminável de decisões, muitas delas tomadas desapercebidamente e nem sequer conscientes.

Exemplo: ao dirigir, ao vestir-se, onde almoçar, o quê almoçar, etc.

A decisão ocorre sempre quando nos deparamos com algo que podemos fazer de duas ou maisformas diferentes. A decisão é a escolha frente a várias alternativas, ou seja, envolve sempre opção e escolha.





Processo de Tomada de Decisão




1.1 Conceitos Gerais sobre Tomada de Decisão



"Você terá apenas vinte segundos para responder esta pergunta"
-Valendo meio milhão de reais.
-Qual é...? [pic]

Acredito que você já deve ter ouvido essa frase, rondando oambiente de sua casa, provavelmente tenha ficado nervoso, pois sabia a resposta e não poderia ajudar a pessoa que estava diante desse desafio, e que sua afirmação fosse a correta mudaria totalmente sua vida, e separada por alguns segundos sua decisão será única.

Essa seria apenas algumas das situações de tomada de decisão que ocorrerá em sua vida, desde as mais simples até as mais difíceis.Analisando de que se pensarmos no presente como ponto da tomada de decisão, quando por ela pensarmos já se tornará futuro.

Portanto toda e qualquer decisão partindo desse ponto de vista, será de que o futuro a nos pertence e de que os riscos e incertezas acontecem a todo o momento de nossas vidas.

“... A escolha racional, dentre alternativas disponíveis, de um curso de ação, que se fazpresente em todos os níveis da organização (estratégico gerencial e operacional).”
[pic]

“... Identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade” [pic]







1.2 Conceito de previsão

No instante das tomadas de decisões existem alguns fatores que nos auxiliam nessaquestão, elementos que nos darão base para esse processo, um deles será a previsão.

Entende-se por previsão "conjunto de informações que nos darão dados sobre o futuro com certa finalidade", dentro da previsão ainda teremos outros dois fatores que nos auxiliaram também, formando um conjunto de elementos de base para nossa tomada de decisão.

Projeção – o futuro é continuação do passado, nessecaso como mostrado, a situação seria a da permanência da situação, toda e qualquer informação será a mesma, não se alterando e não nos dando base para o futuro. [pic]

Planejamento – nessa definição o futuro difere do passado, mas tendo o controle sob nossas mãos.
[pic]
Dentro dessas duas formas de previsão e que poderemos nos orientar para dirigir nossa empresa para o futuro, sustentado porplanos sólidos e analíticos na tomada de decisões. 




[pic]
1.3 Conceito de risco

No sentido mais básico, risco pode ser definido como a possibilidade de perda ou risco é o grau de incerteza a respeito de um evento.

Ladeado por esses dois conceitos, fica claro que a probabilidade, ou, possibilidade gera grande incerteza na decisão a ser tomada.

Claro que "coagido" por essa duvida oadministrador admitira o sucesso ou o fracasso, essas variáveis serão possíveis quando se propõe chegar a determinado objetivo e fará o possível par o melhor resultado para a empresa. 

1.4 Incerteza

Alem de se considerar os riscos que se corre para investir o outro fator seria a incerteza que determinado mercado oferece ao investidor, mesmo assim a decisão deverá se tomada com base nos dadosque dispõe.

O que se pode comparar entre risco e incerteza seria de que no risco se sabe ou se tem conhecimento antecipado ou base para identificar o investimento e na incerteza não se tem essas bases para se poder investir.

O INSTANTE DA TOMADA DE DECISÃO

Presente

Passado Futuro
_______________________ ( o )...
tracking img