Variaveis qualitativas e quantitativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou descontínuas):
a) Universo: alunos da disciplina de Estatística
Variável: cor dos olhos – Qualitativa
b) Universo: casais residentes na cidade de Dourados
Variável: número de filhos – Quantitativa Discreta

c) Universo: alunos da cidade de Dourados
Variável: cor dos cabelos – Qualitativa

2. Conforme estudado nateoria da aula, procure em livros, Internet, revistas, entre outros, dê:
01 exemplo de estudo transversal
Suponha-se uma situação em que um investigador fez um estudo transversal para responder à questão: qual a prevalência de infecção por Clamídia na população e qual a sua relação com o uso de anticoncepcionais orais? Para isso, o investigador começou por definir a população em estudo,neste caso, as mulheres seguidas num determinado Serviço de Ginecologia de um Hospital Central. Em seguida, selecionou uma amostra de 100 mulheres. Fez, depois, as determinações das variáveis dependente e independente através do registro da história de uso de anticoncepcionais orais no último ano e realização de um esfregaço vaginal para posterior exame microbiológico. Demorou cerca de 6 meses, atéacabar de examinar todas as mulheres pertencentes à amostra. Os resultados obtidos foram: 50 mulheres apresentavam história de uso de anticoncepcionais orais no último ano, tendo 10 delas exames culturais para Clamídia positivo; 50 mulheres não tinham história de uso de anticoncepcionais orais, apresentando cinco delas exames culturais positivos. Assim, a prevalência de infecção por Clamídia nessaamostra de mulheres seguidas no Serviço de Ginecologia foi de 15% e concluiu-se haver uma associação entre o uso de anticoncepcionais orais e a presença de infecção por Clamídia com um risco relativo (RR) de (10/50)/(5/50)=2,0.


Figura 1. Desenho de um estudo transversal.




01 exemplo de estudo retrospectivo
Analisar retrospectivamente o resultado do estudo anatomopatológico depolipectomias colonoscópicas realizadas no Setor de Endoscopia da Faculdade de Medicina de Botucatu _ UNESP durante os anos de 2002 e 2003. Material e Métodos: Estudamos retrospectivamente, a partir de procedimentos colonoscópicos realizados em nosso serviço, as características dos pólipos retirados: tamanho, localização e distribuição, bem como o motivo da indicação do mesmo e o resultado do estudoanatomopatológico. Resultados: Num total de 100 polipectomias colonoscópicas realizadas em 75 pacientes, observamos que 63% dos pólipos localizava-se em reto e sigmóide e 15,8% no cólon descendente; o estudo anátomopatologico evidenciou que a grande maioria tinha características adenomatosas (54%). A idade dos pacientes variou entre 6 e 92 anos, não havendo predominância quanto ao sexo; aprincipal indicação para a realização de colonoscopia foi sangramento. Conclusão: Constatamos o importante papel diagnóstico e terapêutico das colonoscopias no que diz respeito ao câncer colorretal; os achados demonstram que, em nossa casuística, a maioria os pólipos colônicos são adenomatosos, pequenos e de localização distal.


Figura 2. Desenho de um estudo Retrospectivo01 exemplo de estudo prospectivo
Em conformidade com a prospectiva que se pode formular para a economia brasileira, os estudos de longo prazo conduzidos pela EPE apontam forte crescimento da demanda de energia nos próximos 25 anos. Estima-se que a oferta interna de energia crescerá a 5% ao ano no período 2005-10 e que nos anos subseqüentes haverá um crescimento menor — de 3,6% e 3,4% aoano nos períodos 2010-20 e 2020-30, respectivamente —, devido sobretudo a uma maior eficiência energética tanto do lado da demanda como da oferta. No entanto, esse crescimento deve ser qualitativamente diferente. Além de um crescimento sustentado, pode-se esperar um aumento muito mais intenso da renda per capita2 e também uma melhor distribuição de renda. Esses fatores, aos quais se soma o...
tracking img