Variantes linguisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGÜISTICA 4
2.1.1 VARIAÇÃO DIATÓPICA 4
2.1.2 VARIAÇÃO DIASTRÁTICA 5
2.1.3 VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁTICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO 5
3CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entrar em contato com as variantes lingüísticas, onde veremos o conceito de variação diatópica e variação diastrática eem seguida descrever como essas duas variações pode ajudar ou atrapalhar no dia a dia no emprego.





DESENVOLVIMENTO


1 conceito de variação lingüistica

Variaçãolingüística são os vários modos de falar entre falantes de uma língua. Toda língua natural tem suas variações. No Brasil temos muitos falares. Essa variação é justificada pelo fato histórico, diferençasregionais, sociais, sexo, grau de escolaridade e principalmente pelas categorias profissionais.
Contidas em uma mesma região, as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando suas características,até não entendível por outras comunidades: presidiários, internautas, trabalhadores rurais, os urbanos, os políticos, etc. É importantíssimo entender que essas variações não devem ser vistas como'erro' e sim (variações).

1 VARIAÇÃO DIATÓPICA

Variações diatópicas correspondem às diferenças regionais. Referem-se às diferenças apresentadas pelo modo de expressão local, por queexistem jeitos de pronunciar as palavras e há melodias frasais diferentes de região para região.
A variação diatópica pode ocorrer, com sons diferentes. Quando isso ocorre, dizemos quehouve uma variação diatópica fonética, já que fonética significa “aquilo que diz respeito aos sons da fala. Um exemplo é o “s” chiante do carioca. Outra bastante perceptível pelo visitante é o “r”...
tracking img