Variantes linguisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Variação Linguística

Contextualizando

Apesar de nós, brasileiros, utilizarmos um sistema linguístico único (o português), não é preciso ser especialista para perceber a imensa diversidade com que essa língua é empregada. É como se houvesse vários portugueses, ou melhor, várias formas de se usar a língua portuguesa, sejam nos aspectos morfossintático (organização dos termos de uma oração),fonético-fonológico (quanto às questões dos sons das palavras) e lexical (o vocabulário).

Conhecendo a teoria

O indivíduo social, então, adquire a língua durante seu convívio social. Pois bem, se o falante de uma língua a usa porque convive com outros falantes, podemos inferir que ele também absorve outros aspectos da produção desses falantes e os toma para si.
Temos um exemplo clássico. Nasregiões sul e sudeste, as crianças tratam sua mãe de “mamãe” no seio da família, no nordeste, a mãe é tratada por “mainha”.Esse uso representa um laço de afetividade existente entre os filhos e os pais, e cada região escolhe uma maneira de expressá-lo. Outro aspecto muito comum é a escolha das palavras para designar as coisas. Os termos mandioca, usado no sudeste, e macaxeira, usada no nordeste.Termos também, usados diferentemente pelas pessoas, segundo sua profissão ou classe social. Um policial militar falando a respeito de uma pessoa que foi presa. Em quase todos os momentos ele irá se referir a essa pessoa como meliante ou elemento, além do mais, para o policial, a pessoa não foi presa, foi detida. Um advogado, ao se referir à mesma pessoa, vai dizer infrator ou cidadão ou, ainda,acusado, dependendo da circunstância.

O processo de uso da língua nos identifica como seres de determinado sexo, de determinada idade, de determinada posição social e de determinada região.
Se uma região adota determinada forma de utilizar a língua, uma determinada forma de falar, e outra região, outra, os falantes dessas comunidades terão um repertório tanto léxico quanto fonético diferentepara escolher, mesmo que isso não se dê conscientemente.

É dessa forma que as pessoas adquirem o que chamamos de variação linguística, ou seja, as características que a língua apresenta nas mais diversas situações de uso, incluindo-se nessa diversidade: os fatores regionais, que entendemos mais claramente ao falarmos dos sotaques; e os fatores sociais, que são percebidos pela escolha daspalavras e pela formalidade ou informalidade no uso.
A primeira, regional, é chamada de variação diatópica, a segunda, social, é nomeada variação diastrática. Além disso, temos também a variação histórica, que trata das mudanças ocorridas em decorrência do tempo, e a de registro ou estilística, afeita às escolhas dos falantes.

Antes de detalhar os aspectos diatópicos e diastráticos da variação,devemos perceber como a língua se apresenta em diferentes planos de análise, suas variações podem ser percebidas nesses diferentes planos, a saber: lexical, fonético, morfológico, sintático e semântico.

Os planos de ocorrência da variação linguística

a) Plano lexical
Ocorre variação linguística no plano lexical, quando determinado conceito é expresso diferentemente, isto é, por meio depalavras ou expressões distintas, dependendo da localidade ou de outros fatores, como o nível cultural ou a situação comunicativa. Uma evidência disso está nas variadas formas de se referir à brincadeira de “soltar pipa”, “brincar de arraia”, “empinar papagaio” etc., as quais diferem de uma região para outra, ou quanto ao grau de (in) formalidade, como em “vir a óbito”, “falecer”, “morrer”,“bater asbotas”, dentre outras.

b) Plano fonético
A variação linguística no plano fonético tem a ver com os variados modos de pronúncia das palavras. Um exemplo disso é a palavra “tia”, que, em algumas localidades, é pronunciada com chiado na consoante /t/ (“tchia”);

c) Plano morfológico
Esse tipo refere-se à variação na forma da palavra. Uma evidência para esse caso pode ser observado em sentenças...
tracking img